10 ideias totalmente erradas que os nutricionistas querem que você abandone

Uma das coisas mais frustrantes sobre alimentação saudável é toda informação nutricional conflitante e contraditória que existe disponível. Um estudo diz que um alimento aumenta o seu risco de complicações, enquanto outros sugerem que ele pode preveni-lo de contrair determinadas doenças. O que ontem era vilão da dieta, hoje é funcional. Por isso, a Women’s Health pediu ajuda de especialistas para esclarecer algumas ideias erradas já tão difundidas por aí.

Mitos sobre alimentação saudável

MITO: Frutas e legumes congelados são menos nutritivos do que os frescos
“Frutas e legumes são congelados rapidamente após serem escolhidos, bloqueando a maior parte dos nutrientes”, diz a nutricionista e especialista Joy Bauer. Ela recomenda aproveitar os alimentos frescos quando você puder, mas mantendo sempre um estoque de produtos congelados na mão para quando estiver com pressa ou não puder comprá-los porque não é temporada.

MITO: Você precisa de limpeza ou detox
“Seu corpo já faz isso para você”, diz Kristin Kirkpatrick, gerente de bem-estar no Instituto de Cleveland. “Você não precisa comprar um suco ou pílula para conseguir se desintoxicar”, completa.

MITO: Você tem que contar calorias para perder peso
“Consumir 100 calorias de cupcakes, refrigerante, ou batatas fritas não é o mesmo que comer 100 calorias de legumes ou arroz integrais”, diz a especialista em saúde feminina Keri Glassman. “Eu digo sempre para parar de se ater ao número de calorias e se concentrar em de onde você as está obtendo”, completa. Se você é consciente em consumir as vitaminas e minerais que seu corpo precisa, você vai ser capaz de perder peso sem se tornar obsessiva com a contagem de calorias.

MITO: Um tipo de dieta é melhor do que outro
“A realidade é que somos todos indivíduos com necessidades específicas, do que gostamos, não gostamos, ou somos intolerantes”, diz a nutricionista Katie Cavuto. “É preciso tempo para observar as necessidades do nosso corpo para realmente determinar o que funciona para cada um de nós”, revela.

MITO: Comer gordura vai fazer você engordar
“De acordo com quantidade abundante de pesquisa e literatura a respeito, o oposto é verdadeiro”, diz Kirkpatrick. Contudo, o tipo de gordura que você come faz uma grande diferença. “Opte por gorduras saudáveis que contenham ácidos graxos e monoinsaturados, essenciais para saúde cardiovascular”, sugere Glassman.

MITO: Dieta líquida é catalisadora do metabolismo
“Enquanto o suco natural é ótimo porque fornece uma grande quantidade de vitaminas e minerais, a maioria dos sucos comerciais é nulo em proteína”, diz Bauer. “Você precisa de proteínas para acelerar o seu metabolismo e ajudar a estabilizar o açúcar no sangue”, explica. Se você realmente gosta de suco, consuma no lugar de uma refeição por dia apenas e certifique-se de adicionar uma colher de iogurte grego ou proteína em pó.

MITO: Ovos são ruins para colesterol
Na realidade, os ovos são recheados de nutrientes, contém seis gramas de proteína e cinco gramas de gordura em cada um. “Sua combinação de gordura com proteína promove saciedade”, diz a nutricionista Michelle Davenport. E, definitivamente, não descarte a gema. “Ela está cheia de ácidos graxos essenciais, como DHA, que ajudarm a ter para cérebros saudáveis”, diz Davenport.

MITO: Comer após as seis da tarde engorda
“Não importa o quão tarde você coma, mas sim o que você come”, diz Keri Gans, autora de The Little Change Diet. “Se você comer mais calorias do que seu corpo precisa, você vai ganhar peso, mesmo que jantar tenha sido às 17h. O problema é que a maioria das pessoas que come tarde da noite está esfomeada e acaba cometendo excessos”, completa.

MITO: É importante comer várias pequenas refeições por dia
Mitzi Dulan, autora de A Diet Pinterest, recomenda apenas três refeições por dia e um lanche. Por quê? “Comer cinco a seis pequenas refeições pode fazer com que tenha refeições insatisfatórias”, diz ela. Além disso, quando se sente como se nunca parasse de comer, fica mais fácil exagerar nas calorias.

MITO: Dietas de pouco ou nenhum carboidrato são boas para você
“Seu cérebro precisa de carboidratos para funcionar”, diz Glassman. Seu cérebro não precisa de carboidratos refinados, como pão branco, massas, doces e biscoitos. As melhores fontes de carboidratos saudáveis são cereais integrais, legumes e frutas. “O que importa é de onde você detém seus carboidratos”, diz Glassman.

Vimos em Bolsa de Mulher

Falando sobre isso

Leave a Reply