10 Ações para Fortalecimento do Cabelo e Prevenção Contra Queda

O VcBela apresenta 10 atitudes para fortalecimento do cabelo e prevenção contra queda. A aplicação do xampu adequado, o cuidado com o couro cabeludo, o estresse evitado, seleção da escova ideal, prática de mais atividades físicas se resumem aos hábitos para fortalecimento dos fios e prevenção contra queda. São dicas chaves para aprender a como ter cabelos mais saudáveis e lindos.

1 – Limpeza dos Fios

A recomendação é que os fios sejam mantidos sempre limpos. A queda do cabelo não ocorre devido à lavagem do couro cabeludo, mas sim porque os fios estão programados para queda, sem depender do banho. Ao deixar de lavar para que seja evitada a percepção da queda do cabelo no banho, as pessoas terminam por deixar o couro cabeludo sujo por tempo maior, e esta situação poderá contribuir e piorar a queda.

É importante sempre aplicar condicionador ou creme para pentear depois da lavagem usando xampu. O condicionador contribui para escovar de modo fácil depois, e trata os fios, já que o xampu geralmente tem os químicos que de modo singular podem gerar danos à fibra capilar.

Mais uma dica é não secar os fios esfregando na toalha, evitando então a quebra e arrancar. Em relação a pentear o cabelo, fazer isso tantas vezes quebra os fios, e há possibilidade de machucar o couro cabeludo, sendo a dica pentear apenas quando for preciso. São indicados os pentes de dentes largos e escovas de pontas macias. O cabelo molhado apresenta ainda maior fragilidade do que seco, logo, pentear com atenção.

2 – Escolha da Escova Adequada

O uso da escova incorreta pode também gerar danos, com aparência de cabelos quebrados. As escovas apresentando pinos que têm bolinhas de massagem na ponta são capazes de proteger o couro cabeludo e fornecem maior leveza no momento do desembaraço.

3 – Diminuir o Estresse

Os estudos apontam que grande parte dos indivíduos que reclama da queda dos fios tem ou mostrou determinado tipo de estresse que pode ter sido gerador da queda.

4 – Prática de Atividades Físicas

O hábito de praticar exercícios físicos libera endorfinas que reduzem o estresse e como conseqüência, a queda dos fios. A prática de atividades físicas é uma das 10 ações para fortalecimento do cabelo e prevenção contra queda que o VcBela recomenda.

5 – Fios Molhados Não Devem Ser Presos

Esta atitude uma vez ou outra não acarreta problema algum. Porém pensar que o volume dos fios será controlado com o nó ao redor deles é assumir atestado de raiva definitivo. O couro cabeludo mantido por tempo longo molhado gera acúmulo de fungos e criação da caspa, e ainda enfraquece a raiz e provoca a queda. É ideal utilizar um leave-in e evitar o vento quando a cabeça estiver molhada, como ações suficientes para que o cabelo não fique muito armado.

6 – Atenção com o Couro Cabeludo

Parte significativa de pacientes que vão à clínica com queixa da queda dos fios afirma que tem ou apresentou casos de caspa ou descamação, dor, coceira, feridas do couro cabeludo.

7 – Evitar Fumo e Álcool

O consumo do álcool gera aumento da produção de radicais livres no organismo. Os radicais livres são responsáveis pela promoção da inflamação em determinados tecidos, a incluir a pele do couro cabeludo. A inflamação inteira poderá ser capaz da promoção do aumento da queda dos fios. O álcool também, sozinho, é responsável por desgastar o organismo já que demanda do corpo um esforço superior para que o etanol seja metabolizado.

O desgaste do metabolismo é um dos pontos que podem acarretar queda do cabelo. A atenção é ainda com o tabagismo. Há prova científica que o fumo, pela produção dos radicais livres no organismo é capaz de facilitar a queda dos fios.

8 – Eliminar a Ansiedade

Os fios não têm recuperação da noite para o dia. Ao permanecer olhando no espelho com desespero em busca do cabelo novo, não auxilia em qualquer condição. Para agravar, a ansiedade terá ação como o estresse, com aumento da queda do cabelo. Existe mais fatores além da ansiedade que podem gerar a queda do cabelo, como ter quadro de anemia ou nível reduzido do ferro no sangue. Ainda, estar em período pós-parto, apresentar problemas na tireóide.

O exagero a usar boné, chapéu e mais acessórios podem levar à queda dos fios, assim como ingerir poucas proteínas no cardápio. Tomar anticoncepcional, passar pelo tratamento do câncer, em relação à radioterapia ou quimioterapia.

São fatores que podem acarretar a queda do cabelo ainda o uso com freqüência de produtos químicos nos fios, ter sofrido cirurgia grande ou doença crônica, ter pais ou mais familiares calvos. Ser infectado pelos fundos, sofrer por febre alta, resfriado crítico ou infecção grave.

9 – Cuidado com Alimentação

A alimentação é fundamental para fortalecimento dos fios e para estímulo ao crescimento dos mesmos, sendo uma das 10 ações indicadas pelo VcBela para fortalecimento do cabelo e prevenção contra queda. Determinados nutrientes específicos, sendo exemplo os minerais, com selênio, cálcio, zinco, ferro e silícios, e também vitaminas, como C, E e do complexo B, os grãos integrais e proteínas.

As propriedades correspondentes destes nutrientes atuam em cosméticos, porém o maior benefício em questão é quando são encontrados em alimentos ingeridos. A primeira recomendação para ter fios bem nutridos é consumir bastante água, de 8 a 10 copos diariamente. Em relação ao cardápio, acrescentar alimentos que auxiliem na reposição das vitaminas e sais minerais, sendo exemplo legumes, verduras e frutas, itens à base de soja, e proteínas.

Há determinados itens que não podem faltar para quem deseja manter fios exuberantes. O pepino é rico em silício e enxofre, é estimulador do desenvolvimento dos fios, e a cenoura apresenta propriedades para fortalecer o cabelo e o vinagre de maçã atua contra a queda.

10 – Chapinha em Cabelo Molhado

Trata-se de atitude muito prejudicial, e os efeitos são percebidos no mesmo instante. O cabelo é profundamente agredido. Os fios são queimados, e se quebram. A única maneira de arrumar é com o corte. Então, anteriormente ao uso da prancha, secar bem os fios. O cabelo não deve estar nem úmido.

Falando sobre isso

One comment

  1. Usei, Uso e recomendo o bepantol líquido. Realmente hidrata muito bem, uso diretamente nos cabelos molhados. Lembrando q ñ precisa ser exaguado quando aplicar só o bepantol líquido.

Leave a Reply