São inúmeros os benefícios de realizar atividade física, em qualquer fase da vida. Mas as nossas crianças vivem em um ambiente que os convida a serem sedentários, por isso, devemos tentar motivá-los para que não fiquem parados.

Dez Dicas Para Motivar As Crianças A Realizarem Atividade Física:

    • Tenha um bom tempo, não converta o jogo ou o esporte em uma competição que não é saudável que estraga a diversão. Ensine-os a se comparar com eles mesmos e que nem sempre é possível vencer. A esportividade é de um valor importante, é preciso saber como ganhar com humildade e respeito pelo “rival” e perder com esportismo. Em nossa opinião, não existe nada pior para as crianças que praticam um esporte saudável que esses pais que perdem os papéis e o respeito diante do adversário ou do árbitro.
  • Compartilhe as experiências com seus filhos, tanto fazendo exercícios com eles como escutando o que eles têm para contar da atividade que estão fazendo ou pergunte sobre ela (a aula psicomotora ou a educação física na escola, as extracurriculares…) e em definitivo, dando-lhes o seu apoio.
  • Apoie-os quando tiverem dificuldades. É muito fácil estar lá com a euforia do início, mas as crianças podem se sentir inseguras, ridículas… E nós temos que estar lá para tentar evitar e superar esses “solavancos”.
  • Se você é bom em algum esporte, ensine-o. Temos “o professor” em casa, é preciso aproveitá-lo. Mas lembre-se que é possível que o seu filho não goste do mesmo esporte que você, então não force a situação, por isso temos o próximo ponto.
  • Deixe que a criança escolha a atividade física que deseja realizar, oferecendo opções variadas. Se ele sente que a atividade é uma escolha pessoal, desfrutará mais. Concentre-se na atividade que o seu filho gosta, mostrando-lhe o máximo interesse, no final você acabará gostando também. Respeite suas habilidades e gostos.
  • Ofereça-lhes oportunidades e meios, não apenas falando de uma atividade regrada ou sujeita a horários, mas que as crianças tenham ao seu alcance bolas, cordas, patins, bicicletas… Também incentive os jogos ativos e tradicionais (esconde-esconde, pega…).
  • Que a criança também brinque com outras crianças (além da família), já que amplia o seu círculo de afeto e ajuda a socializar. A criança deve reconhecer e respeitar os seus treinadores, árbitros, colegas de equipe e adversários, criando senso de equipe. A solidariedade e a cooperação são valores importantes que o esporte pode dar.
  • Faça a criança ver as vantagens de estar em forma. Se a criança se sente competente e em forma, não apenas ganha a sua saúde física, também temos benefícios emocionais que ajudarão a mantê-la “pedindo” por mais esporte. Nossa atitude favorável a atividade também transmite valores. Eles, desde pequeno, devem saber que é bom se movimentar e ruim ser inativo.
  • Deixe que experimente uma variedade de atividades e movimentos, não reduza a atividade física a uma prática monótona que terminará por causar aborrecimento. Lembre-se que, junto ao esporte, o jogo ativo é um exercício muito saudável.
  • Se você pratica atividade física, eles praticam atividade física. Somos o exemplo a seguir para as nossas crianças, o espelho no qual se vêem, então você precisa procurar dedicar tempo suficiente da semana para se “mover”. Transmitir um modelo de vida ativa, não apenas proporcionará saúde para eles, mas também para nós mesmos.

Graças à atividade física a criança pode fazer amigos, manter a forma, adquirir responsabilidade junto aos hábitos higiênicos e físicos saudáveis. Aprende regras, supera timidez, controla os nervos o que ajuda a “desabafar”, mantém afastada a obesidade, desenvolve a inteligência motora e social…

Se olharmos a partir de outro ângulo, a falta de atividade física é um fator importante de mortalidade no mundo e contribui para desenvolver diversas doenças. Não são motivos suficientes para garantir que as nossas crianças estejam em forma?

Em suma, lembre-se que não estamos buscando estrelas do esporte, mas sim crianças saudáveis ​​e felizes. Estas dez dicas para motivar as crianças a realizarem atividade física vão nos aproximar um pouco mais para conseguir. O que você espera para começar a se movimentar? No fim de semana e não existe desculpa…