10 dúvidas sobre menstruação respondidas por médicos

A menstruação ainda é tabu em muitas famílias e, por isso, gera uma infinidade de dúvidas. “Posso transar menstruada?” ou “meu sangue é sujo?” são apenas algumas delas. A seguir, veja uma listinha com respostas para as dúvidas sobre menstruação mais comuns.

O sangue da menstruação é limpo?

Segundo a ginecologista e obstetra Maria Elisa Noriler, todo o sangue é útil ao organismo. A menstruação é apenas um fluído que já foi usado pelo corpo para preparar o útero para uma possível gestação. Como o óvulo não foi fecundado, o organismo expele naturalmente o revestimento preparado. Portanto, o sangue da menstruação não é mais limpo e nem mais sujo que outros tipos, é apenas sangue.

Menstruação dá espinha?

O corpo da mulher funciona por estímulos de diversos hormônios. A progesterona é um deles. No período pré-menstrual o aumento se sua produção é responsável por elevar a oleosidade das glândulas sebáceas da pele.

Minha menstruação pode atrasar se eu estiver nervosa?

Fatores emocionais influenciam diretamente a produção hormonal de uma mulher. Portanto, determinadas situações podem sim adiantar ou atrasar a menstruação. A tendência no mês seguinte, segundo a ginecologista, é que o fluxo seja mais intenso.

A TPM existe?

Sim, e é causada pela diminuição do estrogênio, hormônio relacionado ao período fértil das mulheres. “A TPM é muito comum. Cerca de 80% da população feminina sofre com os sintomas”, diz a médica.

Chocolate alivia a TPM?

A produção da endorfina – também conhecida como o hormônio da felicidade – pode ser estimulada pela ingestão de chocolates e também pela prática de atividades físicas. A melancolia, a tristeza e a depressão podem ser revertidas com o docinho.

Transar menstruada dá mais prazer?

O aumento da libido geralmente acontece no meio do ciclo, no período de ovulação. No entanto, como a região fica muito mais úmida por causa do sangue, muitas mulheres tendem a sentir mais prazer quando conseguem transar menstruada.

Transar menstruada aumenta os riscos de pegar DST?

As doenças sexualmente transmissíveis são transmitidas por meios de fluídos e secreções. Segundo a ginecologista, portanto, o sangue pode aumentar os riscos de contrair a doença.

Parar de menstruar faz mal para a saúde?

Os métodos contraceptivos devem ser indicados por um especialista após a análise de cada caso. Mulheres com endometriose, por exemplo, podem fazer uso contínuo do anticoncepcional. No entanto, Maria Elisa alerta: “é necessário ter cuidado com remédios com progesterona para, a longo prazo, não ocorrer diminuição na densidade óssea”.

Mulheres que convivem juntas menstruam juntas?

Alguns médicos afirmam que os feromônios exalados pelo corpo feminino são capazes de sincronizar os ciclos de mulheres que convivem juntas por muito tempo. No entanto, não existe nenhum estudo que prove a interferência comportamental no ciclo ovulatório.

Andar descalça e pegar friagem pioram a cólica?

Embora não exista nenhum estudo que comprove a relação da friagem com a cólica, o desconforto causado pela temperatura baixa pode contribuir para uma maior sensibilidade à dor.

Vimos em http://www.bolsademulher.com

Falando sobre isso

3 comments

  1. Minha menstruação atrasou, era pra vir dia 01/11 mas não veio, e dia 8 fiz exame, mais deu negativo, mas hoje são 15 e a menstruação não veio ainda. Acontece de eu esta gravida, e não deu positivo nos exames por esta cm pouco tempo ?

  2. Se a mulher estiver perto de mestruar, E ela fazer sexo, e o homem ejacular dentro. Mesmo assim ela corre o risco de engravidar?

  3. Posso tomar anticoncepcional seguido de outro para não menstruar? Isso faz algum mal? Pois o anticoncepcional que tomo e o femina

Leave a Reply