10 fatos assustadores que vão fazer você parar de roer as unhas

Você sabia que mais de 60% da população já roeu suas unhas pelo menos uma vez em sua vida? Um número bastante elevado e uma estatística preocupante uma vez que isso causa problemas em seus dentes, gengivas e na sua própria saúde.

Para as crianças é comum colocar o dedo na boca e, instintivamente, morder as unhas; mas se este comportamento continua na vida adulta é nada mais do que algum transtorno mental associados com estresse ou desejos obsessivos compulsivos impulsos cientificamente conhecido como onicofagia .Esta mania afeta 5% da população adulta, o que é considerado normal, mas nada saudável.

rosto de uma menina com pregos na boca

Com base nestas estatísticas deixamos aqui alguns fatos alarmantes e doenças que você pode contrair por roer as unhas constantemente.

1. Sob as unhas estão todos os tipos de bactérias alojadas

Gif Jim Carrey fazendo desgosto

As unhas são o lar de todos os tipos de germes, fungos e leveduras que adquirimos durante a execução de nossas muitas tarefas ao longo do dia. As bactérias mais comuns encontrados nos dedos são Staphylococcus aureus, que pode causar furúnculos e abscessos.

2. Quando você chupa ou morde suas unhas você adquire mais bactérias

boca de uma menina de morder suas unhas

Um estudo em 2007 constatou que quem morde as unhas tinha um crescimento de bactérias na boca, resultando que 76% das pessoas que roem as unhas são mais propensos a ter diarreia e vômitos devido as bactérias.

3. Quando você roer as unhas causa danos aos dentes

roer as unhas provoca erosão dentária

Todos nós pensamos que os nossos dentes são duros e fortes e poderíamos dizer que eles são quase indestrutíveis e ninguém poderia imaginar que roer as unhas pode causar grandes danos aos dentes. Entre os casos mais graves esta a sua quebra,  e mandíbulas quebradas e deslocadas.

4. Você está mais propenso a sofrer de bruxismo

boca de um homem que mostra os dentes

Roer as unhas é um hábito que está associada com os nervos ou estresse, e as chances são de que, se você morder suas unhas com freqüência será mais propensos a obter os dentes rangindo à noite e tende a ter problemas mais graves, como perca dos dentes.

5. Se você tiver aparelho, a situação piora

boca de uma menina com etiquetas coloridas

De acordo com Dr. Ansa Akram professor de Ortodontia da Universidade de Bristol, o hábito de roer unhas não só põe em perigo a integridade dos do aparelho como também aumenta a reabsorção de dentes submetidos ao tratamento ortodôntico. Os suportes podem ser bem sucedido para formar um sorriso perfeito, mas se você morder suas unhas tudo o que você vai conseguir é ter o esgotando de seus dentes.

6. Roer as unhas pode causar gengivite

boca, mostrando um gengivas inchadas

Suas unhas podem acabar presas sob as gengivas causando inchaço e uma desagradável vermelhidão dos olhos. De acordo com um relatório do Dr. B. Carlene Krejci, uma criança que sofre de gengivite sob um de seus dentes, e após anos de limpezas e tratamentos foi encontrado até seis pedaços de unhas abaixo da placa colada aos seus dentes.Este é apenas o começo da gengivite, o pior é quando seus dentes caem.

7. Isso provoca o mau hálito

gatinho pequeno com focinho aberto deitada em um sofá

Com mais bactérias em sua boca, você vai respirar pior e isso geralmente é conhecido como respiração de gato ou halitose.

8. Seus dedos podem encher de pus

dedo cheio de pus verde

Às vezes a gente morder as unhas e também afetamos a pele circundante. Com o passar do tempo essas feridas se tornam infectadas causando uma paroníquia infecciosa aguda.

9. As unhas podem até mesmo transmitir doenças sexualmente transmissíveis

lábios de uma pessoa com herpes oral causada por roer as unhas

Porque nossas mãos ter contato com todos os tipos de coisas, incluindo os órgãos sexuais, tanto nossos quanto dos outros, isso pode eventualmente levar a herpes desagradáveis. Embora seja raro, houve casos de lesões na boca, causando bolhas e outras lesões orais.

10. As unhas polonesas são tóxicas e não devem ser mastigadas

processo de gif de uma pessoa pintar suas unhas

A maioria inclui uma substância chamada esmalte formaldeído, essa substância é muitas vezes usada para embalsamar os mortos. Nesta base, o Dr. David Katz levou algumas amostras sob as unhas de alguns alunos e depois de três dias descobriram que essa amostra de esmalte foi a que se desenvolveu menos bactérias. Uma vantagem é que ela reduz as bactérias sob as unhas, o problema é que é muito tóxica para ambas as unhas e para a saúde.

Este é um site de noticias,curiosidades e tratamentos,ele não substitui um especialista.Consulte sempre seu médico.

Falando sobre isso

Leave a Reply