10 jeitos de ter um “boom” de energia em menos de 10 minutos – sem café ou estimulantes

Há dias em que nos sentimos fracas, com preguiça e sem energia para nada, e muitas vezes o café ou estimulantes energéticos são a saída para ficar mais disposta. No entanto, existem maneiras mais naturais e saudáveis de ter aquele “boom” de energia para enfrentar as tarefas do dia-a-dia. O site norte-americano Women’s Health citou algumas.

THINKSTOCK

1 / 10
1. Respire fundo através da barriga. Um dos principais combustíveis do corpo é o oxigênio. Para ter mais energia instantaneamente, respire fundo usando seus músculos abdominais: expanda as costelas e a barriga enquanto inspira, e contraia o abdômen sentindo que está empurrando o umbigo em direção à espinha quando espira. Esse movimento é capaz de dar melhor oxigenação ao cérebro e ao corpo.
THINKSTOCK

2 / 10
2. Escute alguma música que você goste muito e seja animada. Várias pesquisas já mostraram que as pessoas instintivamente sincronizam seus movimentos corporais e expressões ao ritmo da música. Portanto, escutar canções “energéticas” (claro que depende do gosto de cada um), vão fazer com que você se sinta mais animado também.
THINKSTOCK

3 / 10
3. Mexa-se. Seja uma caminhada, se alongar, fazer agachamentos ou mesmo dar uma andada pela empresa para ir ao banheiro ou pegar água. Todos fazem com que o sangue circule melhor e o oxigênio seja melhor distribuído. Em uma pesquisa, publicada no Psychology of Sport and Exercise, descobriu-se que se exercitar por 10 minutos pode dar mais energia durante horas: quando você faz qualquer tipo de esforço físico, as mitocôndrias das células ficam trabalhando para produzir energia e suprir a demanda do organismo.
THINKSTOCK
THINKSTOCK

4 / 10
4. Entre em contato com a natureza sempre que possível. Isso é cientificamente provado como um catalisador da energia e da sensação de vitalidade: é o que diz uma pesquisa publicada no Journal of Environmental Psychology. Exercitar-se ao ar livre é uma combinação ainda mais poderosa para seu ânimo e seu metabolismo em comparação aos exercícios físicos feitos indoor.
THINKSTOCK

5/ 10
5. Masturbe-se. Chegar ao orgasmo libera um coquetel de neurotransmissores e hormônios (entre eles a dopamina, prolactina, serotonina e oxitocina, que acabam gerando uma capacidade de se concentrar melhor, com mais clareza mental e energia física. A masturbação, é o mais recomendado nesse caso, porque o sexo a dois pode acabar sendo cansativo para algumas pessoas.
THINKSTOCK

6 / 10
6. Hidrate-se. Você está com sede ou cansado? Uma das explicações mais comuns para a sensação de letargia é a desidratação. A água ajuda na regulação do metabolismo e das funções cerebrais e, por isso, sua ingestão pode afetar e muito o estado de espírito
THINKSTOCK

7 / 10
7. Assista a um vídeo engraçado. Um estudo da Universidade do Nebraska, nos Estados Unidos, apontou que os pesquisados que assistiram um vídeo engraçado ficaram com picos de energia depois da experiência. Rir aumenta a pressão, o batimento cardíaco e os níveis dos neurotransmissores responsáveis pela sensação de bem-estar.
THINKSTOCK

8 / 10
8. Abra as janelas. O organismo entende o contato com a luz como um estímulo para se manter alerta e acordado. Uma pesquisa da Universidade de Eindhoven, na Holanda, mostrou que pessoas expostas a uma luz brilhante revelaram estar com mais energia do que aquelas que não passaram pelo experimento.
THINKSTOCK

9 / 10
9. Combine carboidratos, proteínas e gorduras. Todos devem ser de boa qualidade para que a refeição seja saudável e que essa sensação de estar com mais energia seja duradoura. Ao contrário de comidas muito açucaradas ou com carboidratos simples, que dão picos de açúcar no sangue, mas não saciam por muito tempo.
THINKSTOCK

10 / 10
10. Fantasie sobre o(a) parceiro(a). Uma pesquisa da Universidade de Ontario, no Canadá, descobriu que pensar no parceiro ou na parceira eleva os níveis de açúcar no sangue aumentando, consequentemente, os níveis de energia também.
vimos em:bolsademulher

Falando sobre isso

Leave a Reply