10 maus hábitos que temos no banho e que nos prejudicam sem sabermos

Para muitas pessoas, incluindo a gente, o banho é a melhor parte do dia. Seja para começar bem o dia ou para relaxar antes de ir dormir. Um banho quente com vapor é a coisa mais relaxante do mundo. Tirar o suor do dia e fazer com que os problemas desapareçam na água é um grande prazer. É por isso que gostaríamos de tomar banho com muita frequência

No entanto, não tínhamos ideia de que a forma como tomamos nosso banho pode fazer mais mal do que bem. Foi o que demonstrou Patricia Farris, dermatologista, que diz: “À medida que os anos passam, as glândulas sebáceas mudam e as pessoas ficam muito mais propensas a terem a pele seca. É necessário ajustar os hábitos de banho em consequência disso.”

Além disso, também devemos mudar os hábitos de banho para evitar danificarmos os cabelos. Você tem tomado banho errado? Comprove isso nesse artigo.

1. Não lavar os pés direito

O que muitas pessoas fazem quando tomam banho é achar que, enquanto lavam a parte superior do corpo, água com sabão desce para os pés e, com isso, eles ficam limpos. Infelizmente, isso não funciona assim. Se você quiser evitar bactérias ou fungos nos pés, você deve sempre lavar bem os pés durante o banho.

Lave e seque bem os pés todos os dias. Use sabão neutro e não se esqueça do espaço entre os dedos, pois é um local muito vulnerável. Lembre-se sempre secar muito bem esses espaços.

2. Deixar a ducha no box

Esse é um erro muito frequente e por não sabermos os problemas que pode acarretar. Infelizmente, quando não se lave e seca bem a bucha, começam a crescer nela todos os tipos de bactérias. Então é melhor você ter certeza de que ela sempre esteja seca e limpa. Após o banho, guarde-a em um local seco para evitar que elas se tornem um verdadeiro perigo.

3. Secar-se bruscamente

Sabemos que você não usa uma lixadeira para se secar, mas verdade é que muito facilmente perdemos a mão e esfregamos demais a toalha na pele. De acordo com Patricia, esfregar a toalha fortemente agrava ainda mais a condição das peles delicadas. Por outro lado, o “ar” pode provocar o aparecimento de rachaduras. É melhor usar uma toalha macia. Não a esfregando, mas, sim, dando palmadinhas suaves.

4. Lavar os cabelos todos os dias

Talvez você já tenha ouvido falar que lavar os cabelos todos os dias não é bom, mas… o que fazer? Novamente, a médica responde: “Quem tem os cabelos longos e finos deve evitar lavar os cabelos frequentemente com shampoo, fazendo-o não mais do que duas vezes por semana”. Para cabelos grossos e encaracolados, uma vez por semana é o suficiente.

5. Demorar com o processo de hidratação

Depois do banho, por vezes, não queremos fazer mais nada além de assistir uma TV. Acontece que se você não hidratar a pele imediatamente após o banho, você está causando um grande dano a ela. É importante hidratá-la enquanto ainda está úmida.

6. Ignorar o banho após os exercícios

Depois de uma corrida ou exercícios é aconselhável tomar banho. E não é apenas para não ficar mal cheiroso ou pelo que os outros possam de você. Como diz Patricia, o problema está no suor. “Não é o cheiro de suor o que deve preocupar, é o fato de que a transpiração remanescente na pele permite que as bactérias se proliferem, podendo levar a erupções e espinhas.”

7. Tomar banhos longos

Pode parecer divertido ver como a pele ficar enrugada e você se parecendo com uma ameixa seca. No entanto, banhos longos eliminam a umidade natural da pele. Isso pode deixá-la muito seca. O banho deve levar no máximo 10 minutos e quanto mais curto, melhor. Infelizmente!

8. Aplicar condicionador além da coroa da cabeça

Se você usa condicionador em todo o cabelo, melhor parar imediatamente porque isso pode ser muito negativo para os cabelos. A melhor coisa é aplicar o condicionador nas raízes. Esta é a área que precisa de mais umidade e cuidado.

9. Não tome uma ducha de água fria no final

Certamente você gosta de tomar um banho quentinho como nós. E você se lembra tomar uma ducha de água fria no final antes de sair? Nós não, mesmo que saibamos que é muito bom. Antes de sair do chuveiro, é aconselhável fechar a água quente e ficar em água fria durante cerca de 30 segundos. A imersão em água fria está associada à maior tolerância ao estresse, ao fortalecimento do sistema imunológico, ao aumento da capacidade de queima de gorduras, além de ter efeitos antidepressivos;

10. Enrolar os cabelo longos com a toalha

Bem, talvez você não vá ficar careca por apenas enrolar o cabelo com uma toalha, mas a verdade é que isso pode prejudicar consideravelmente seus cabelos. Ao invés, de enrolar os cabelos, retire suavemente o excesso de umidade dos cabelos com uma toalha seca. Lembre-se o método das palmadinhas de alguns parágrafos atrás. Não esfregue os cabelos, evitando assim quebrá-los e aqueles desagradáveis nós.

Este é um site de noticias,curiosidades e tratamentos,ele não substitui um especialista.Consulte sempre seu médico.

Falando sobre isso

Leave a Reply