12 fatos assustadores que sua pele pode revelar sobre o real estado da sua saúde

Visitar seu dermatologista regularmente é, com certeza, um hábito inteligente a se estabelecer. Eles são os melhores especialistas para perceber sinais discretos de problemas de saúde subjacentes. Porém, se você notar qualquer um dos sintomas visíveis abaixo, você deve informar seu médico na próxima consulta para que possa checá-los.

Quando sua pele revela outros problemas

1. Olhos amarelados
Olhos que se transformam um tom de amarelo podem revelar uma condição conhecida como icterícia escleral, o que possivelmente indica que o seu fígado não está funcionando corretamente. E isso é bastante grave.

2. Bolsas de olho e inchaço
Alimentos ricos em sódio e uma dieta com excesso de sal podem promover a retenção de líquido em todo o corpo, incluindo a região dos olhos. Alergias crônicas também podem aparecer na pele sensível abaixo dos olhos, elas dilatam os vasos sanguíneos e podem causar vazamento, o que cria o inchaço e a tonalidade escura azul-púrpura.

3. Canelas ou gengivas azuladas
Se certas partes da sua pele, tais como as canelas ou suas gengivas ganham uma tonalidade azul, você pode estar tendo uma reação a algum medicamento. No entanto, se a sua pele vira um tom cinza azulado, isso pode indicar a ingestão crônica de produtos com chumbo.

4. Hiperpigmentação e descoloração
A exposição ao sol não é a única causa da hiperpigmentação. Espessas e aveludadas manchas cinzentas ou acastanhadas na pele, especialmente ao redor do pescoço, axila ou virilha também podem ser um sinal precoce de diabetes.

5. Pele acinzentada
Uma tonalidade de pele cinzenta pode aparecer por inúmeras razões. Uma delas poderia ser porque você não está recebendo oxigênio suficiente para o seu sangue. Também pode sinalizar um ataque cardíaco iminente. Outra razão menos conhecida para a pele cinza pode ser peritonite – uma inflamação de uma fina camada de tecido no interior do abdómen, que é causada por bactérias ou fungos.

6. Pele seca ou unhas frágeis
Se a sua pele se torna seca e seu cabelo e unhas se tornam frágeis, isso pode indicar um problema de tireóide. A pele deve ser sempre lisa, sem erupções cutâneas, inchaço ou escamas. Excepcionalmente, a pele pode estar seca devido a insuficiência de vitamina A, ácidos graxos essenciais como ômega-3, ou zinco.

7. Extrema sensibilidade ao sol
Uma pele que é especialmente sensível à exposição ao sol pode ser um sinal da doença auto-imune lúpus.

8. Coceira e bolhas na pele
Isto pode ser um sinal de doença celíaca quando seu sistema digestivo é sensível ao glúten. As lesões podem aparecer em qualquer lugar, mas ocorrem mais frequentemente em torno dos joelhos, cotovelos, couro cabeludo, costas e nádegas, e pode ser precedida por uma sensação de queimação intensa.

9. Pele alaranjada
Se a sua pele fica laranja, você pode estar cometendo excessos  no consumo de cenouras ou outros vegetais ricos em caroteno.

10. Pele bronzeada
Se a sua pele se transforma bronze, mesmo quando você não inclui os efeitos do banho de sol na mudança, isso pode indicar uma doença hereditária chamada hemocromatose.

11. Pelos faciais em excesso
Pelos indesejáveis ​​no rosto de mulheres, predominantemente ao longo da linha da mandíbula, queixo e lábios podem ser um sintoma de síndrome dos ovários policísticos, um desequilíbrio hormonal em que os níveis de hormônios masculinos são elevados.

12. Lábios rachados
Rachaduras secas em torno da boca podem indicar uma deficiência de vitaminas B como niacina, riboflavina e vitamina B6. Você pode encontrar niacina em atum enlatado, riboflavina no espinafre e B6 no grão de bico.

Vimos em Bolsa de Mulher

Falando sobre isso

Leave a Reply