12 riscos da otoplastia: especialista tira dúvidas sobre cirurgia das orelhas

A otoplastia, a cirurgia plástica das orelhas, está indicada em casos de má formação do pavilhão à porção lateral da cabeça. Casos de dobras anormais da cartilagem e orelhas proeminentes, popularmente conhecidas como “orelhas em abano”, que tanto causam incômodo e constrangimento nos mais jovens, que chegam a sofrer bullying quando crianças.

Quem pode fazer?

Após os 7 anos de idade é a época ideal para o tratamento das irregularidades da orelha, pois nesse período todo o pavilhão auricular já tem a sua formação completa. Por esse motivo, essa é uma das intervenções cirúrgicas mais realizadas em crianças.

A otoplastia é considerada uma cirurgia de porte médio, em que o procedimento é realizado em ambiente cirúrgico, porém a alta costuma acontecer no mesmo dia. Essa decisão de se submeter à intervenção cirúrgica é pessoal e é o paciente quem deve decidir se os benefícios devem atingir seus objetivos e se os riscos e potenciais complicações são aceitáveis.

Quais os riscos?

Todo e qualquer procedimento cirúrgico envolve riscos. Eles podem ser minimizados por uma correta avaliação pré-operatória, planejamento cirúrgico e cuidados pós-operatórios adequados. Porém, é sempre bom saber quais são as eventuais complicações da otoplastia.

– Sangramento (hematoma);
– Assimetria;
– Infecção,
– Má cicatrização;
– Alteração na sensibilidade da pele;
– Contornos irregulares na pele;
– Descoloração da pele/inchaço;
– Riscos da anestesia;
– Cicatrizes;
– Alergias à fita, ao material de sutura, a colas, a produtos derivados do sangue, a preparos tópicos ou a agentes injetados;
– Dor, que pode perdurar;
– Necessidade de novo procedimento cirúrgico.

No entanto, é importante ressaltar que a cirurgia não anula os efeitos da gravidade ou o processo de envelhecimento natural, que levam à frouxidão e consequente queda gradativa dos tecidos. Quanto mais grave a imperfeição, mais difícil será alcançar resultados ótimos. Além disso, assimetrias e pequenas imperfeições podem surgir durante o pós-operatório. Avalie bem sua opção.

Vimos em vix

Falando sobre isso

Leave a Reply