13 Alimentos que deveriam estar no box do banheiro (e não na cozinha)

Quem disse que só nosso estômago ronca de fome? Nosso cabelo também adora um rango!

Dá até para montar uma mini cozinha no seu banheiro com alguns alimentos, tudo para deixar seus cabelos lindos e sem gastar muito. Muitos alimentos tem componentes poderosos que nenhum produto é capaz de copiar, seja para saúde dos fios ou para beleza das madeixas. Veja alguns:

imagem: growhairguru

 

Cerveja

Tá, pode tomar uma, mas outra vai usar no cabelão. Se não tiver álcool ou for preta, o resultado vai ser ainda melhor. Saiba que ela é excelente para os cabelos por conter várias vitaminas (principalmente a Vitamina B – importante para a saúde do escalpe e na recuperação do couro cabeludo), proteínas, malte, lúpulo, sílica, biotina, magnésio, fósforo, potássio e maltose, tudo isso é responsável basicamente por dar brilho, tirar o volume do cabelo, prevenir caspa e fortalecer os fios. Antes de usar, espere sair todo o álcool, para isso despeje em uma vasilha e espere. Depois de passar a bebida nos fios, seja como shampoo, condicionador ou tratamento, espere agir uns minutos e enxágue com água fria. Pronto, tá maravilhosa! Ou maravilhoso, seu lyndo!

beerwash3

Vinagre de Maçã

Ele vai equilibrar o pH dos fios, principalmente depois de alguma química, alisamento ou tintura. Por ser um excelente acidificante natural, ele contrai a cutícula e sela as escamas dos fios, deixando-os mais encorpados, com mais brilho e maciez. O melhor vinagre para este fim é o de maçã, por conter traços de pectina, que atua como agente hidratante. Deve ser usado como condicionador, diluído em água (25ml para 100ml de água) após o shampoo e não enxaguar mais.

Apple-cider-vinegar-instead-of-hair-conditioner-www.greenclassy.me_

Banana

Essa fruta é tão gostosa quanto excelente para a saúde das madeixas. Uma maravilha se usada como hidratante para os cabelos, por conter óleos naturais e 75% de água. Também como fortalecedor dos fios por sua riqueza em potássio, além de minimizar a quebra e restaurar os cabelos danificados. Existem várias máscaras feitas com a banana e que junto com outros alimentos formam hidratantes perfeitos para dar brilho, vida nova e até ajudar no crescimentos dos cabelos.

diy-hair-pack_2-568x384

Óleo de Coco

Ele possui alto teor hidratante, por ter 92% de gordura saturada, também vitamina E e ácido graxos. É absorvido imediatamente pelos fios, o que é uma vantagem para cabelos secos com pontas duplas, também com química e tinturas, dando a eles uma boa aparência e nova estrutura aos fios. Basta usar duas gotas na palma da mão e espalhar pelas pontas que estão danificadas. Pode, além de ser usado numa hidratação profunda, controlar e agir contra a caspa.

essenciabranco-6-750x290

Azeite de Oliva

Umectante e hidratante, excelente para a maciez e vitalidade dos fios. Faça sua hidratação em casa mesmo, aplicando o azeite morno direto nos cabelos, depois envolva com uma toalha aquecida ou uma touca térmica (nunca a touca elétrica, afinal você não quer fritar a cabeça, né?). Pode até usar como finalizador para pontas e outras várias receitas de hidratação. E se usado direto em um condicionador o resultado é ainda melhor, basta adicionar 5 colheres de sopa para uma embalagem de 200ml.

Use-Oil-and-Hair-Products

 

Mel

Um alimento rico em vitaminas A, D, E e C, faz dele um dos nutrientes mais ricos da natureza. Excelente para os cabelos porque hidrata, deixa os fios mais saudáveis e com muito mais brilho e maciez. Porém, é um produto que deve ser usado com cremes de hidratação ou óleos, que além de potencializar o efeito nas madeixas, se torna mais fácil a aplicação e a retirada do produto dos cabelos. Só para reforçar, o mel, portanto, só poderá ser utilizado em hidratações. Com banana é uma maravilha para os fios – e para comer também.

honey-hair-mask

 

Gema de Ovo

Não, não vai ficar cheirando. Basta peneirar a gema e retirar aquela película que a envolve e pronto! Como na gema se concentra uma alta quantidade de proteína e de vitaminas A, E e B, além de ácidos graxos e ácidos de enxofre, age no cabelo como um excelente hidratante natural. Utilizando no couro cabeludo também vai minimizar o problema de queda, ativa o crescimento e torna a raiz mais forte, além de dar brilho e maciez nos cabelos danificados, também é excelente para cabelos crespos. Para cada tipo de uso, condicionador, hidratação ou tratamento, deve sempre ser adicionado a outro produto, também um alimento, como iogurte, azeite de oliva e abacate. Se pesquisar vai encontrar muitas receitas!

s3.amazonaws.com-photography.prod.demandstudios.com-d9f9f0cc-203a-4a9f-9121-218f37a91a97

 

Abacate

Outro alimento rico em nutrientes e bom para o cabelo, é praticamente um combo de vitaminas (A, E, K, C e B6), contém também potássio, proteína, ácido fólico e cobre. Como outros alimentos acima, evita a perda de cabelos, acelera o crescimento e promove brilho e maciez para os fios. As receitas para usar o abacate como um benfeitor para suas madeixas são várias, é só aproveitar e abusar, inclusive para a pele, meu bem.

3-22-2013-11-26-44-am

Amido de Milho (Maizena)

Esse é um alimento que nas madeixas, vai bem seco ou molhado, vou explicar: Molhado – pode ser usado como máscara de hidratação, faça um mingau com água e aplique nos cabelos, é a famosa touca de gesso. Quanto mais usar, mais os cabelos ficam com brilho, maciez, nutridos e se tiver cabelos rebeldes, terá a grata surpresa de ver que eles irão se acalmando. Seco – ele funciona super bem como shampoo a seco . Vai absorver toda a oleosidade dos cabelos e com isso, numa emergência, poderá fazer uso dele, mas lava logo no dia seguinte, né?

dry-shampoo-test-shot

 

Iogurte

Alimento poderoso para os cabelos  por conter proteínas, cálcio, vitamina A e vitaminas do complexo B. Funciona tanto para tratamento de caspa e coceiras no couro cabeludo, como hidratação para reaver o brilho e maciez fortalecendo os fios. Usado com óleos, como de coco, de aloe vera e amêndoas (depois de aplicado, deixar agir por um tempo e então lavar), os cabelos terão vida nova. Com suas propriedades anti-fúngicos e anti-bacterianos, aplicado diretamente no couro cabeludo, acalmará a coceira e diminuirá a caspa.

bigstock-Fragment-Of-Woman-s-Head-Color-8117265-1050x700

Açúcar Mascavo

Por não passar por tantos processos industriais, este açúcar se mantém mais puro e rico em cálcio, magnésio, ferro, fósforo, sódio, zinco, cobre, vitaminas B1, B2 e C. Como máscara para hidratação, pode funcionar muito bem, deixando os cabelos super macios e brilhantes (pode, já vi gente que não gostou do resultado). Como esfoliante natural, ao aplicar junto com um creme ou óleo de hidratação (ou até azeite), ele sela a cutícula dos fios, deixando o cabelão mais sedoso e fino, dando fim às pontas duplas. Pode também usar o açúcar refinado e o cristal, mas o mascavo é o mais indicado se os cabelos estão muito danificados.

mascavo cabelo

Maionese

Sim, ela mesmo, seus ingredientes são ótimos para os cabelo, por conta dos ovos e azeite. Nada melhor do que aplicar a própria quando for enxaguar os cabelos, após lavados com shampoo, misturando com o condicionador. Se o cheiro ficar ruim, pode lavar com um shampoo bem suave, para não retirar a ação da maionese. Mas atenção: essa é uma hidratação que vale apenas para cabelos secos, crespos e volumosos. Faça essa hidratação apenas uma vez ao mês. Como todas as hidratações, depois da aplicação, para potencializar ainda mais deixe agir entre 15 e 30 minutos, sempre protegido por uma touca.

Captura de Tela 2014-11-12 às 10.54.17

Leite

Já ouvi dizer que leite com amido de milho (maizena) alisa os cabelos, mas depois de muita aplicação (mas não vi comprovação, e confesso que não testei). Mas o leite pode ser muito bom também para sua hidratação, por ser rico em vitaminas, cálcio, proteína e albumina, que retarda o envelhecimento. Misture um copo à sua máscara de hidratação, mais um óleo de sua preferência, passando mecha por mecha e deixando agir antes de lavar. Reanima as madeixas, dando brilho e maciez, principalmente se forem tingidos e com pontas duplas, pois age selando a cutícula dos fios.

hair

 

Esses tratamentos naturais são tiro e queda para a beleza do cabelo, mas sempre consulte um especialista, seja um dermatologista, ou sua cabeleireira favorita. Vai que a sua pele, ou o seu fio não se adapta.

Quem tiver mais dicas, comenta, vou adorar. Até a próxima, suas lyndas!

Vimos em http://sossolteiros.bol.uol.com.br

Falando sobre isso

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*