16 programas e desenhos que só quem assistiu TV Cultura nos anos 80 e 90 conhece

Entre os anos 1980 e 1990, a TV Cultura passou a ser especialista em programas infantis educativos, como ‘Bambalalão’, ‘Rá-Tim-Bum’ e ‘Castelo Rá-Tim-Bum’ – os dois primeiros receberam algumas vezes o prêmio APCA de Melhor Infantil, enquanto o último, rendeu shows de suas personagens, revistas, jogos e um longa-metragem. Mas outras pérolas inesquecíveis foram transmitidas durante esses 20 anos da estatal. Relembre algumas delas.

REPRODUÇÃO

1 / 16
Em 1981, a TV Cultura lança o projeto ‘Curumim’, com o objetivo de oferecer às crianças a oportunidade de participar de atividades educativas especiais para sua faixa etária.
REPRODUÇÃO

2 / 16
Em 1982, o Bambalalão passa a ser transmitido ao vivo, do Auditório Cultura e é lançado o Circo Bambalalão, gravado em um circo tradicional com alunos de escolas circenses.
REPRODUÇÃO

3 / 16
‘Catavento’, de 1985, preparava as crianças para a alfabetização. As brincadeiras, canções, bonecos e animações incentivavam a coordenação motora, pronúncia, linguagem corporal, raciocínio lógico, percepção tátil, auditiva e visual.
REPRODUÇÃO

4 / 16
‘Anos Incríveis’ (1988) é uma série de TV de seis temporadas que conta a história do então adolescente Kevin Arnold, e seus cativantes dilemas da idade. Por ser tão incrível, foi re-exibida durante muitos anos.
REPRODUÇÃO

5 / 16
‘As Aventuras de Babar’ (1989) é um desenho animado baseado em um livro francês. Conta a história de Babar, um elefante que é coroado rei.
REPRODUÇÃO

6 / 16
‘Rá-Tim-Bum’: Exibido pela TV Cultura de 1989 até 1992, o programa tinha uma fórmula arrojada, com quadros livres, o que inovou a programação infantil. Ganhou vários prêmios, entre eles a Medalha de Ouro no Festival de Nova York. Os atores veteranos Marcelo Tas, Iara Jamra e Carlos Moreno faziam parte do elenco.
REPRODUÇÃO

7 / 16
‘Glub Glub’ (1991) é um programa infantil que mostrava dois peixes que viviam grandes aventuras e comentavam os desenhos, contando um pouco da vida no mar. O programa exibia ainda desenhos animados completamente diferentes, reunindo filmes estrangeiros e criativos, além de uma série do cineasta Cao Hambúrguer, produzida especialmente para o programa.
REPRODUÇÃO

8 / 16
‘Mundo da Lua’ (1991) é uma série de TV que contava as histórias de Lucas Silva e Silva, um garoto com um gravador de voz e muita imaginação.
REPRODUÇÃO

9 / 16
‘Doug Funny’ (1991) o desenho animado sobre um garoto muito tímido e gente boa, que se apaixona por Paty Maionese.
REPRODUÇÃO

10 / 16
‘As Aventuras de Tintim’ (1991): um desenho animado sobre as histórias clássicas de um jovem repórter que vive várias aventuras.
REPRODUÇÃO

11 / 16
‘X-Tudo’ (1992) era inicialmente um programa comandado por um repórter, interpretado pelo ator Gérson de Abreu, que apresentava matérias criativas e divertidas. O Boneco X (criado e manipulado por Fernando Gomes) comandava alguns quadros fixos.
REPRODUÇÃO

12 / 16
‘O Mundo de Beakman’ (1992) era um programa de TV que ensinava ciência de forma divertida, quase como um caçador de mitos científicos.
REPRODUÇÃO

13 / 16
‘Confissões de adolescente’ (1994): inspirada na peça homônima de Maria Mariana, com roteiro de Euclides Marinho e direção geral de Daniel Filho, a série foi uma realização da TV Cultura e Dez Produções.
REPRODUÇÃO

14 / 16
‘Castelo Rá-Tim-Bum’ (1994) contava a história de Nino, um aprendiz de feiticeiro, que tem dificuldade de se relacionar com pessoas normais.
REPRODUÇÃO

15 / 16
‘O Pequeno Urso’ (1995): um desenho animado sobre um urso que vivia aventuras com seus amigos em uma floresta.
REPRODUÇÃO

asq,BGV

16 / 16
‘Cocoricó’ (1996) é uma série de TV sobre um garoto que brinca com vários animais em um paiol. O programa apresenta o mundo rural às crianças e ainda é é um dos maiores sucessos da emissora.

Falando sobre isso

Leave a Reply