2 condições do seu ciclo menstrual que aumentam seu risco de ter câncer de mama

Caracterizado pela proliferação indiscriminada de células tumorais no tecido mamário, o câncer de mama pode tem relação direta com a produção hormonal. Por isso, mulheres que ficam mais tempo sob a ação dos hormônios reprodutivos têm mais chances de desenvolver a doença. Portanto, duas condições, em especial, podem aumentar o risco: menstruar muito cedo ou entrar na menopausa tarde demais.

Causas do câncer de mama

De acordo com Hezio Jadir Fernandes Júnior, oncologista clínico e diretor do Instituto Paulista de Cancerologia (IPC), a maior causa do câncer de mama é a predisposição genética. No entanto, fatores biológicos externos também podem estar relacionados à doença. Reposição hormonal e tempo em que a mulher fica em idade menstrual estão entre os principais deles.

Menstruação, menopausa e câncer de mama

Segundo o especialista, a relação está no tempo em que a mulher fica sob estímulo hormonal. “Quando uma mulher menstrua muito cedo ou então entra na menopausa muito tarde, ela fica produzindo determinados hormônios por mais tempo e esse estímulo aumenta as possibilidades da doença se desenvolver”, explica.

Prevenção

Embora não tenha como prever assertivamente se uma pessoa vai desenvolver câncer ou não, Hezio recomenda que todas as mulheres, ao menstruar, comecem a fazer a apalpação das mamas. “Ela deve ser feita no meio do ciclo menstrual, próximo à data da ovulação, momento em que a mama não está dolorido, turgida ou dura – e sempre na mesma época”, indica.

Qualquer alteração sentida – nódulos, caroços, inchaço ou dor – deve ser relatada ao médico ginecologista que vai, junto aos exames preventivos, fazer uma melhor análise e, se necessário, recomendar outros encaminhamentos.

Vimos em vix

Falando sobre isso

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*