3 ingredientes certeiros para tratar a acne: dermatologista ensina receitinhas caseiras

A acne pode ser causada por intolerância alimentar, alergias a produtos de higiene pessoal e cosméticos, inflamações e infecções bacterianas virais e fúngicas e até por foco dental. Por isso, é importante o diagnóstico, para que seja feito o tratamento correto. Mas há também alguns cuidados simples que podem reduzir o problema.

A dermatologista Elizete Kaffer, da Clínica Shalon de Campinas (SP), indica os melhores tratamentos caseiros para acne. “Os principais ingredientes para a pele oleosa são argila verde, leite de magnésia e sal grosso, pois possuem propriedades secantes, bactericidas, emolientes, adstringentes e seborreguladoras”, afirma.

Máscaras caseiras antiacne

Argila

Segundo ela, a argila verde possui várias propriedades medicinais, com efeito detox de remoção de toxinas, reposição de nutrientes, é um excelente secante e emoliente (amolece os cravinhos facilitando sua remoção) e tem função seborreguladora (controla a oleosidade) e bactericida (auxilia no controle biológico da pele).

A melhor forma de utilizar a argila na pele é em emplastos, diluída em água mineral ou em água de coco, até alcançar uma consistência pastosa. “Misture 1 colher de sopa de argila verde para 1 colher de sopa de água mineral ou água de coco e aplique pontualmente sobre as espinhas para efeito secante. O uso pode ser diário até a melhora das lesões”, ensina.

Leite de magnésia

O leite de magnésia, além de secante, também tem papel seborregulador, adstringente e bactericida por atuar na normalização do pH (índice de acidez da pele). “Ele pode ser usado como leite de limpeza diária, demaquilante e ainda auxilia no clareamento da pele“, diz.

Para aplicar, dilua-o em água mineral (1 parte de leite de magnésia para 1 parte de água) e use um algodão. Também pode ser utilizado puro como máscara desintoxicante e clareadora após o banho, basta aguardar a secagem e remover com água.

Sal grosso

Possui mais de 80 minerais nutritivos e efeito esfoliante, emoliente (amolecendo cravos) e bacteriostático, por neutralização do meio favorável ao crescimento e proliferação bacteriana. “O sal grosso pode ser utilizado diretamente na pele, basta diluir em um sabonete liquido e passar como esfoliante diário durante o banho”, explica.

Contraindicações

“Em todos os casos, é importante ter atenção em relação à qualidade e o grau de pureza e higiene dos produtos a serem utilizados, pois pode haver reações em peles mais sensíveis. E, se aplicados de forma inadequada, com muita fricção ou esfoliação, podem propiciar uma dermoabrasão irritativa”, afirma.

Ela diz ainda que o mais importante é investigar as causas da acne, pois os tratamentos caseiros ou mesmo estéticos sem tratar a causa podem ocasionar diversos problemas e levar até mesmo a uma infecção generalizada.

Vimos em bolsademulher

Falando sobre isso

Leave a Reply