3 motivos que fazem a menstruação bagunçar todo seu intestino

Durante os primeiros dias da menstruação, as idas ao banheiro se tornam mais frequentes e um tanto quanto inesperadas. Esse incômodo é mais comum do que se imagina e o que o desencadeia é uma reação do próprio corpo em conjunto com suas atitudes nessa fase especial do mês. Descubra, a seguir, como 3 mudanças bagunçam com toda sua rotina intestinal.

Intestino solto na menstruação:  quem são os culpados?

Seu próprio corpo

Durante os primeiros dias da menstruação, o corpo libera um hormônio chamado prostaglandina. Essa substância tem inúmeras funções no organismo, uma delas é contrair o útero para expulsar o sangue – o que te dá cólicas. Outra ação é contrair o intestino, o que faz com que você faça tantas visitas ao banheiro nesse período.

Para algumas mulheres a circulação de prostaglandinas se torna tão grande que episódios de diarreia passam a ser esperados no comecinho da menstruação.

As prostaglandinas agem sobre a musculatura lisa, que compõe tanto o útero quanto o intestino.

Gula na TPM

Os deslizes na alimentação que acompanham a TPM também não ajudam: alimentos muito gordurosos e ricos em carboidratos complexos também aumentam a vontade de ir ao banheiro.

Tensão

Não é à toa que alguns especialistas chamam o intestino de segundo cérebro. Sabia que o órgão tem mais conexões nervosas que seu Sistema Nervoso Central? Por isso, ficar ansiosa ou nervosa com a situação um tanto desagradável só vai piorar as coisas.

Diarreia durante a menstruação pode ser endometriose?

A diarreia durante a menstruação pode ser um sintoma de endometriose. Nesse caso, também haverá dores fortes durante a menstruação, dor durante o sexo, dor ao urinar, náuseas e fluxo menstrual muito grande.

 

Vimos em: bolsademulher.com

Falando sobre isso

Leave a Reply