4 Chás que Contribuem para o Emagrecimento

O chá consumido quente é deliciosa opção para esquentar a temperatura corporal e há determinados chás que também podem ajudar no emagrecimento. Nós do VcBela sempre buscamos recomendar as melhores dicas para você leitor”a'” então  os 4 chás apresentados na seqüência estimulam queima maior calórica e auxiliam a perder gorduras. É interessante conhecer estas bebidas, compreender os benefícios oferecidos, como é a preparação e o melhor modo para tomar.

1 – Chá Mate

O chá mate tem produção partindo da erva-mate tostada, e é indicado para emagrecimento. E apresenta as metilxantinas, que são teobromina e cafeína, na própria composição. Tais substâncias oferecem à bebida o efeito termogênico, já que o mesmo acelera o metabolismo, com gasto de calorias aumentado no repouso. Este processo é capaz de aumentar a queima da gordura, e por esta razão o chá mate pode favorecer a perda de peso. A cafeína é responsável por estimular a lipólise quando inibe uma enzima denominada fosfodiesterase.

A lipólise se caracteriza no uso de células da gordura em estoque no corpo para geração de combustível para queima em períodos que o corpo precisa da energia a mais. Esta bebida também apresenta ação diurética, é benéfica para diabéticos, favorece a saúde cardíaca e do cérebro, possui ação antioxidante, e a digestão é melhorada.

A quantidade adequada do chá mate é em torno de um litro diário, em que são usadas 20 g de folhas da erva-mate, o equivalente de 15 a 20 sacos pequenos do chá. A dica é fazer divisão do chá em porções de 330 ml e consumir com as principais refeições, almoço, jantar, café da manhã, ou anteriormente.

O ideal é consumir um pouco da bebida anteriormente às refeições principais. Assim, as propriedades que reduzem a absorção do colesterol já ficarão prontas na hora da chegada dos alimentos, e então vão evitar o processo de absorver colesterol no intestino delgado. Esta bebida é feita com as folhas deixadas em infusão usando água quente em torno de 80 graus. Quando a chaleira iniciar a chiar, deixar as folhas em infusão durante 5 minutos.

2 – Chá Verde

O chá verde tem ação termogênica forte e é mais uma indicação para emagrecimento. Isto acontece por duas razões. A primeira é que este chá contém cafeína na composição que detém efeito estimulante e favorece a queima calórica de modo mais intenso, em especial das gorduras. E esta bebida apresenta polifenóis, responsáveis por inibir a ação da enzima denominada catecol-O metiltransferase microssomal hepática. Ao ocorrer impedimento da ação dessa enzima, há aumento da termogênese.

O chá verde também atua na composição das gorduras pelo corpo. Estudos preliminares mostram que uma das catequinas de mais presença na bebida, a epigalocatequina galato, é capaz de estimular várias enzimas controladoras do metabolismo de gorduras e até são incentivadoras da quebra das mesmas.

Então, as gorduras são mais eficientemente usadas pelo organismo e não permanecem sem ação em tecido adiposo.  O chá verde ainda gera saciedade. As pesquisas mostram que catequinas fazem interação com receptores de leptina, hormônio associado com sensação de saciedade do corpo. Portanto, a ingestão do chá em quantidades adequadas evita comer além do que precisa.

A recomendação é não passar de 600 ml desta bebida diariamente. O chá é disponibilizado em pó, cápsulas e pequenos sacos. Porém, nenhum destes tipos preserva nutrientes originais e de maior importância da bebida como as folhas da erva o fazem, que deve ser feita como infusão.

Quando preparar a infusão é essencial não deixar ocorrer fervura da água. Dispor a água em fogo e aguardar a formação das bolhas iniciais. Assim, adicionar 2 colheres de sopa de folhas da erva sobre a água, desligar o fogo e aguardar durante 5 a 10 minutos, abafando.

Para diminuir o efeito estimulante, a dica é experimentar o descarte desta água inicial e assim repetir o sistema. Após pronto, o chá deve ter conservação no recipiente de vidro, seguindo para geladeira, ou garrafa térmica, e as propriedades ficam intactas durante somente 24 horas.

3 – Chá de Gengibre

O gengibre e o chá de gengibre apresentam substâncias termogênicas que possui a capacidade de elevar a temperatura do corpo, com metabolismo acelerado e aumento da queima da gordura. É recomendado preparar a infusão dos pedaços de gengibre em frescor.

O chá também auxilia a tratar gripes, resfriados e tosses. E ainda hidrata e auxilia a acabar com toxinas, o que favorecerá também ainda mais a perda de peso. A preparação desta bebida se caracteriza em dispor raízes, talos e cascas em molho durante em torno de 30 minutos, e depois desta fase, adicionar água e deixar o gengibre ao fogo durante mais de meia hora.

4 – Chá de Hibisco

Esta bebida é feita usando cálice do botão seco da flor denominada Hibiscus Sabdariffa, que não se resume à espécie de hibisco usualmente presente em jardins. Tal bebida evita a gordura a acumular, com favorecimento da perda de peso.

Uma pesquisa com publicação em Journal of Ethnopharmacology de Sociedade Internacional de Etnofarmacologia fez conclusão que este chá é responsável por diminuir adipogênese. Tal processo se caracteriza em maturação celular, em que as células pré-adipócitas têm conversão em adipócitos maduros que são habilitados do acúmulo da gordura pelo corpo.

Ao reduzir tal processo, o chá de hibisco favorece para que quantidade menor da gordura permaneça acumulada na área do abdômen, e em quadris.  Não há clareza ainda em qual seja a substância encontrada neste chá que é capaz do benefício. Mas, tem-se que a ação antioxidante de flavonóides, quercetina e antocianina favorecem para diminuir o depósito da gordura.

E este chá tem ação diurética, é controlador do colesterol, pressão arterial e é benéfico para o cérebro. A recomendação é beber um copo de 200 ml deste chá. E a cada copo é indicado usar de 4 a 6 g da flor seca, o mesmo que uma colher de chá, ou de 2 a 3 pacotes pequenos.

Na situação de usar a flor a granel, optar por aquecer a mesma ao mínimo, para que não sejam perdidas as propriedades. Reservar 200 ml da água, aguardar ferver e depois disso, acrescentar de 4 a 6 g, o mesmo que uma colher de chá da flor seca. Manter o chá durante 3 minutos ao fogo, e então pode ser bebido.

 

Falando sobre isso

Leave a Reply