5 causas comuns da boca seca e como combatê-las

Dores, incômodos ou problemas emergenciais são levados ao médico de maneira rápida, mas, por exemplo, uma simples secura na boca raramente será motivo para o agendamento de uma consulta. No entanto, algumas causas comuns de boca seca podem indicar problemas de saúde, segundo especialistas ouvidos pelo site “Prevention”:

Boca seca: o que causa?

A desidratação é, obviamente, a causa mais provável e comum de boca seca, já que, quando você não bebe água com frequência ou em quantidades generosas, seu corpo não consegue produzir a quantidade suficiente de saliva. A solução, no caso, é mesmo manter o hábito de manter sempre por perto uma garrafinha de água para não se esquecer de se hidratar.

Alguns medicamentos simples, como indicados para combater problemas gastrointestinais, pressão arterial ou antidepressivos têm como um dos efeitos colaterais justamente a boca seca. Se o incômodo parecer muito grande, converse com seu médico para saber se existe uma possibilidade de substituição.

Com o passar dos anos é comum que as glândulas salivares não funcionem tão bem quanto deveria, provocando assim secura na boca. Ou seja, o envelhecimento é um dos motivos pelos quais você pode sofrer com a condição.

Problemas respiratórios, provocados por possíveis deficiências nos seios ou septos nasais podem dificultar a entrada e saída de ar pelo nariz, fazendo com que você respire sempre pela boca, causando assim a secura e falta de saliva.

Quem está realizando tratamentos para combater câncer, como quimioterapia, pode também sentir o incômodo, já que o procedimento também leva a uma secura da boca. Como não pode ser interrompido, uma conversa com um médico pode ajudar a conhecer possíveis alternativas e medicamentos que minimizem o problema.

Vimos em bolsademulher

Falando sobre isso

Leave a Reply