5 ingredientes do seu desodorante que ameaçam sua saúde: como se proteger?

Você provavelmente se preocupa com o que entra no seu corpo através da alimentação, mas já chegou a pensar sobre como entram no organismo alguns cosméticos que usa no dia a dia? Em entrevista ao site da revista “Time”, a professora de biologia da Universidade Estadual da Carolina do Norte, EUA, Heather Patisau afirma que quando você aplica algo em sua pele existe a possibilidade que a substância entre na corrente sanguínea sem ser metabolizada.

Desodorante faz mal?

Pesquisas mostram que alguns compostos utilizados na produção de desodorantes são absorvidos e armazenados em células de gordura, que são predominantes na área das axilas. Além disso, o tecido da região também contém receptores hormonais que poderia reagir a alguns desses mesmos ingredientes químicos.

Cinco substâncias específicas são listadas como perigosas para a saúde a longo prazo:

  1. Parabenos;
  2. Alumínio;
  3. Triclosan;
  4. Ftalatos e
  5. Fragrâncias em geral.

Segundo diversos trabalhos científicos, alguns realizados em laboratório, existe um potencial de risco nos ingredientes, mas não é possível determinar exatamente como eles influenciariam no funcionamento do organismo.

Quais são os ricos?

Inconsistência na atividade hormonal, mudanças no funcionamento da tireoide, comprometimento da capacidade reprodutiva em homens, entre outros, são alguns dos problemas apontados por cientistas, mas que ainda precisam ser mais estudados para uma conclusão final.

Como me proteger?

De acordo com especialistas ouvidos pela publicação, no entanto, as pessoas podem se sentir mais seguras quando simplesmente abandonam o uso de desodorantes. Quando não é possível, é válido então procurar por produtos sem fragrância e cujos rótulos indiquem a ausência dos ingredientes citados.

Vimos em vix

Falando sobre isso

Leave a Reply