5 maravilhas que aconteceriam no seu corpo se você ficasse um mês sem álcool

Estudos sugerem que deixar de consumir bebidas alcoólicas por quatro semanas já traz benefícios mensuráveis para a saúde do nosso organismo. A interrupção no consumo de álcool pode ajudar o fígado a se recuperar, ao menos parcialmente, dos danos provocado pelas bebidas. E mais, depois de um mês de abstinência alcoólica, há uma recuperação neurológica notável e também das alterações metabólicas que influenciam na resposta sexual.

Estudos recentes têm insistido no impacto da abstinência de álcool no organismo. E não é preciso muito tempo, quatro semanas são suficientes para que uma transformação aconteça, como relatou o jornal The Guardian ao compartilhar resultados na saúde de 102 pessoas após a pausa alcoólica temporária. A conclusão, segundo a reportagem foi que eles tiveram uma redução da fibrose do fígado, situação que pode levar à cirrose.

Em 2013, outro projeto proposto pela equipe da revista “New Scientist” em parceria com pesquisadores do Instituto do Fígado e da Saúde Digestiva na Escola de Medicina da University College London (UCLMS) mediu os efeitos da abstinência em 10 membros da equipe da revista, em comparação a quatro outros funcionários que continuaram bebendo socialmente.

Todos foram submetidos a testes antes e depois da experiência e os resultados foram surpreendentes! A porcentagem de gordura no fígado reduziu, em média, 15% naqueles que evitaram o álcool durante o estudo. O nível de glicose no sangue também caiu em média 16% entre os abstinentes. E ainda, os participantes que evitaram a bebida, relataram ter um sono de melhor qualidade, além de maior nível de concentração depois da experiência.

Benefícios da abstinência alcoólica:

1. Emagrecimento
O álcool provoca obesidade abdominal, e deixar de beber favorece a perda dessa gordura. O corpo armazena as calorias do álcool em forma de gordura. A partir dos 30 anos nos homens e dos 40 nas mulheres, esse acúmulo é, sobretudo, visceral. Ao deixar de consumir álcool e com dieta equilibrada e atividade física, é possível perder até um quilo por semana.

2. Qualidade de concentração e sono
Pessoas que bebem muito durante o fim de semana, mesmo que não tenham o mesmo costume nos outros dias, tendem a ficar mais lentas e com pouco ânimo no dia seguinte ou até dois dias após a bebedeira. No entanto, depois de um mês sem beber álcool, sua capacidade de atenção e concentração podem melhorar muito. Além disso, a qualidade do sono também é restabelecida.

3. Coração saudável
No âmbito do risco cardiovascular, um estudo da Universidade de Rochester concluiu que ele pode ser ainda menor em consumidores moderados diários (duas bebidas por jornada durante toda a semana) do que nos que se fartam somente no fim de semana. Portanto, se você se enquadra nesse segundo perfil, entenda que os benefícios para o seu coração serão muito maiores se passar um mês sem beber.

4. Nutrição em dia
Pessoas que ingerem muita quantidade de bebida alcoólica costumam ter mais facilmente certas deficiências nutricionais, principalmente, de alguns aminoácidos essenciais e vitaminas dos grupos B, C e E. Isso porque o álcool contribui para a sensação de saciedade.

5. Melhora do desempenho sexual
O consumo abusivo de álcool tem um efeito negativo sobre a saúde sexual. O alcoolismo (consumo crônico) afeta a condução do impulso nervoso através dos nervos e produz uma neuropatia que dificulta a ereção. Na embriaguez (consumo agudo), o álcool é um depressor do sistema nervoso central e produz menos ereção e menor resposta sexual.

Vimos em http://www.bolsademulher.com

Falando sobre isso

Leave a Reply