7 benefícios surpreendentes da manga: como resistir?

Poucos sabores são tão excitantes, energéticos e apetitosos como o da manga. De textura suave e cor atraente, a Mangifera indica é um fruto de origem tropical, que já chega a praticamente todos os lugares do mundo.

Apesar de existirem muitos tipos e variedades de manga, todas têm algo em comum: uma polpa muito carnuda, uma grande semente central e infinitos benefícios para a saúde.

São muito mais do que um ingrediente para incluir em nossas vitaminas, sobremesas ou saladas. Estamos diante de um dos alimentos mais consumidos do mundo e um dos mais saudáveis.

A seguir lhe daremos 7 boas razões para comê-la todos os dias. Confira!

1. Combata a hipertensão com meia manga por dia

hipotensao

Meia manga por dia irá ajudá-lo a cuidar de sua saúde. Por que não tentar? As mangas são ricas em potássio e magnésio, dois minerais muito adequados para equilibrar a pressão arterial.

Além disso, vitaminas como a riboflavina, as vitaminas B6, A, C, K e o ácido fólico, melhoram o ritmo cardíaco e o transporte correto de nutrientes e oxigênio a todo o nosso organismo.

Não deixe de manter uma dieta variada e equilibrada para, deste modo, regular de forma efetiva sua hipertensão.

2. A manga previne a degeneração macular

A degeneração macular é um transtorno ocular muito comum à medida em que envelhecemos. Perdemos a acuidade visual e fica muito mais difícil focar para diferenciar detalhes finos.

A manga contém zeaxantina, um tipo de antioxidante que protege os olhos dos raios solares e das doenças oculares associadas à idade.

Lembre-se de consumir todos os dias uma quantidade de frutas variadas e sua saúde geral e ocular lhe agradecerá.

3. Melhora seus processos digestivos

descascar-bem-a-manga

Se você sofre de indigestão e acidez, as mangas podem ser um alívio no dia a dia. Elas contêm enzimas digestivas que favorecem a absorção dos alimentos e um correto trânsito intestinal.

Ainda, a manga é muito rica em ingredientes bioativos como os éteres, terpenos e aldeídos, que contribuem para melhorar a função do sistema digestivo.

4. São recomendáveis quando sofremos de anemia

Sofrer de anemia ferropriva é muito comum em mulheres. Ter menstruações intensas costuma ser, sem dúvidas, uma das causas disso.

  • Se esse é o seu caso, anote este conselho bem simples: consuma mangas regularmente e você aumentará o número de glóbulos vermelhos em seu organismo.
  • Além disso, seu alto teor de vitamina C nos ajuda também a regular os níveis de ferro.
  • Os nutricionistas também costumam recomendar às grávidas o consumo de manga. Elas cobrem uma parte do ferro necessário durante a gravidez e, por sua vez, lhes oferece ácido fólico (imprescindível no desenvolvimento do feto ao longo da gestação).

5. Melhora a sua saúde óssea

ossos-saudaveis

A vitamina K é um nutriente ao qual não prestamos muita atenção. Porém, ela é imprescindível, visto que cuida da resistência de nossos ossos, assim como favorece a coagulação do sangue.

  • Se temos um déficit de vitamina K, aumenta o risco de sofrermos possíveis fraturas ósseas (como as que ocorrem nos quadris).
  • Podemos enfrentar este problema com o consumo de uma manga por dia, visto que é muito rica em vitamina K, essencial para favorecer a absorção de cálcio.

6. Cuida da sua saúde cerebral

As mangas têm grandes quantidades de vitamina B6. Este nutriente é vital para manter e melhorar a função do cérebro.

  • Sua ação é muito concreta: favorecer a conexão entre os neurônios e melhorar por sua vez nossos padrões de sono.
  • Além disso, a vitamina B6 melhora a nossa memória, a concentração, e potencializa a boa circulação sanguínea até o cérebro.

7. A manga fortalece a imunidade

mangas

As mangas e as cenouras têm muitas coisas em comum. Ambas são ricas em betacarotenos, poderosos antioxidantes (e composto responsável por sua tonalidade alaranjada ou amarela).

  • Os betacarotenos são excelentes aliados para nosso sistema imunológico.
  • Eles nos ajudam a nos protegermos das bactérias e toxinas que nos rodeiam no dia a dia.
  • Tomar uma vitamina e manga e cenoura regularmente nos oferece uma fabulosa quantidade de vitamina A.
  • Trata-se de outro tipo de antioxidante que nos protege frente aos radicais livres que podem danificar nossos tecidos e que, além disso, aceleram o envelhecimento precoce.

Para concluir: as mangas são uma grande opção alimentar que devemos adicionar em nossa alimentação.

Não são apenas deliciosas, mas também nos oferecem bem-estar e saciedade. Além disso, melhoram nossa qualidade de vida e cuidam de nossa saúde.

Este é um site de noticias,curiosidades e tratamentos ele não substitui um especialista.Consulte sempre seu médico.

Falando sobre isso

Leave a Reply