7 cuidados básicos que você precisa ter ao praticar exercícios por conta própria

Se você já conhece todos os benefícios da prática de atividades físicas para a saúde e para o corpo certamente entende que precisa começar a se movimentar. Diminuir o colesterol, evitar doenças do coração, obesidade e até mesmo cânceres são apenas algumas das conquistas obtidas por quem faz esportes regularmente.

Especialistas explicam que apenas 30 minutos de caminhada por dia já é o suficiente para abandonar o sedentarismo. Mas mesmo atividades mais simples merecem alguns cuidados. O ideal sempre é contar com a ajuda de um instrutor ou personal trainer, mas se você quiser praticar exercícios básico por conta própria, confira algumas medidas que deve tomar:

1. Antes de iniciar qualquer atividade física, marque uma consulta com um médico, fale sobre sua vontade de se exercitar e peça exames de rotina, especialmente se tiver mais de 40 anos. As análises podem saber mais sobre seu nível de diabetes, colesterol, além de condição cardíaca.

2. Evite começar a fazer um determinado exercício porque ele está na moda ou apenas por indicação de amigos. Se você deseja que a atividade faça parte da sua rotina, escolha uma que tenha a ver com a sua personalidade. De nada adiante querer ficar presa dentro de uma academia se você é apaixonada por ambientes abertos. Neste caso, uma corrida no parque, por exemplo, pode ser muito mais eficaz e motivadora.

3. Não ignore itens e acessórios que podem parecer banais. A escolha do tipo de roupa e, especialmente, calçado é essencial para evitar desconforto e lesões. Procure saber qual o mais indicado para a modalidade, além de peças de segurança, como capacete, por exemplo, se for andar de bicicleta ao ar livre.

4. Aquecimento e alongamento, antes e depois de qualquer atividade física, são extremamente importantes para evitar problemas de saúde e dores musculares. Infelizmente, muitas pessoas não dão atenção aos processos, mas eles nunca devem ser ignorados ou minimizados.

5. Comece aos poucos. É comum sentir vontade de correr vários quilômetros na primeira semana ou passar horas na academia no primeiro mês, mas o esforço exagerado, além de não garantir resultados imediatos, ainda pode provocar danos à saúde. O ideal é superar os obstáculos pouco a pouco e com segurança.

3 opções de café da manhã SUPERnutritivos para dias que precisam de energia

6. Cuidado com a alimentação. Já que você decidiu melhorar sua saúde, precisa então prestar atenção ao cardápio. Ao praticar exercícios, seu organismo pode exigir energia extra e saber exatamente quais alimentos podem garantir pique e saciedade sem prejudicar a dieta também é importante.

7. Ouça seu corpo. Nos primeiros dias de exercício é normal sentir algumas dores leves e moderadas nos músculos que estavam em repouso e agora começam a trabalhar. Mas se o incômodo se apresentar de forma muito intensa ou você sentir problemas nas articulações, interrompa as atividades e procure um médio. O mesmo vale, claro, em relação a frequência cardíaca e outros possíveis sintomas mais sérios.

Vimos em vix

Falando sobre isso

Leave a Reply