7 motivos maravilhosos para beber chá de hibisco: nutricionista das famosas te conta

A nutricionista funcional Patricia Davidson Haiat, que atende famosas como Giovanna Antonelli, Bruna Marquezine e Giovanna Lancellotti, sempre sugere em seu perfil do Instagram dicas de alimentos funcionais. Dessa vez, ela reforça a boa reputação do chá de hibisco que é muito consumido na cultura e medicina oriental por sua enorme quantidade de benefícios à saúde.

Segundo a especialista em nutrição Patricia Davidson Haiat, quando ingerido pela manhã, o chá de hibisco prepara o intestino para absorver os nutrientes que chegarão ao longo do dia. Veja outros 7 benefícios do chá de hibisco:

1. Evita a constipação
O chá é rico em substâncias e compostos fitoterápicos que auxiliam o trânsito digestivo, combatendo a prisão de ventre. O ideal é consumi-lo com a frequencia de, pelo menos, duas vezes por dia para evitar a constipação.

2. É diurético
É considerado um protetor renal e hepático natural. Ele também ajuda a eliminar toxinas que são responsáveis pela retenção de líquidos e causam aquele famoso inchaço no período menstrual. Portanto, durante essa fase em que o corpo tende a ficar mais inchado, redobre o consumo de chá.

3. É antioxidante
Ele atua no organismo como um antioxidante por ser rico em flavonoides. Os alimentos antioxidantes agem de diferentes formas contra os radicais livres, impedindo seu ataque nas nossas células e também reparando os danos causados a ela.

4. Diminui o colesterol ruim
Por sua ação adstringente, o chá de hibisco ajuda a diminuir a formação do colesterol no sangue. A taxa alta de colesterol ruim no sangue pode causar doenças coronarianas, e hipertensão.

5. É antisséptico
O chá também tem feito antibacteriano e antifúngico. Ajuda a prevenir e tratar a cândida e a infecção urinária (cistite) de repetição;

6. Modula os níveis de insulina
Novamente, por seu poder adstringente, o chá de hibisco também é considerado anti-hipertensivos e ainda capaz de modular os níveis de insulina no sangue, evitando picos e acúmulo de gordura. Por esse motivo também, o chá tem fama de emagrecedor.

7. Reduz a compulsão por doce
Segundo a nutricionista Patricia Davidson Haiat, quando combinado com canela, que tem ação termogênica, o chá de hibisco, que tende a equilibrar a liberação de insulina no sangue, também diminui a vontade de comer doces.

 

Vimos em: BolsadeMulher

Falando sobre isso

One comment

  1. Gostei muito das informações. Tenho hábito de consumir chás, diariamente, mas este de hibisco, ainda não experimentei. Diante de tantos benefícios, aqui divulgados, por uma especialista, tenho a agradecer e vou passar a consumi-lo.
    Muito obrigado.

Leave a Reply