7 provas de que os japoneses são exemplo de civilidade e educação que o mundo devia se inspirar para viver

 

O Japão é um dos lugares do mundo em que mais se pode apresentar motivos para se querer morar nele. Lá, os habitantes possuem uma essência e magnitude nos ensinamentos que lugar nenhum no mundo consegue oferecer.

Os japoneses são uma civilização exemplo de civilidade que todo o mundo devia seguir para viver melhor. Você está duvidando?

 Confira algumas provas, que nossa redação separou para você, de que a cultura desse país podia ser difundida em vários lugares do mundo:

1 – Os pais pedem desculpas pelo mau comportamento dos filhos adultos

_93214256_db6bbcbd-8c17-4bc9-9469-cd55c1fa0f54

No Japão, existe uma cultura corporativa de pedir desculpas que é muito enraizada e difundida entre os habitantes. Os grandes executivos usam as shazai kaiken, que são coletivas de imprensa em que eles leem um pedido de perdão com a cabeça baixa se curvando diante de vários jornalistas. Outro ato comum é dos pais pedirem perdão pelos crimes cometidos por seus filhos já adultos.

2 – Pensam em tudo para higiene coletiva

narita

Os japoneses são nota 10 em pensar na coletividade. No aeroporto de Narita, no Japão, a companhia NTT Docomo instalou nos banheiros rolos de papel para que os usuários possam limpar seus smartphones. Além de deixar os aparelhos limpos, o papel traz divulga o serviço de conexão Wi-fi a visitantes estrangeiros.

3 – Os políticos simulam gravidez para incitar os homens a fazer trabalho de casa

japan-1

No Japão, o bom exemplo vem até dos parlamentares. Os políticos japoneses colocam barrigas falsas, simulando ser mulheres grávidas, para incitar os homens a participar das tarefas domésticas. Lá, os homens dedicam, em média, uma hora por dia às atividades não remuneradas domésticas.

4 – Códigos QR nas unhas dos idosos para problemas de memória

japan-society-technology-offbeat

Por conta dos distúrbios de memória enfrentados pelos idosos, uma cidade japonesa de Iruma, nos arredores de Tóquio, criou adesivos com um código QR com informações sobre essas pessoas. As pessoas consideradas sob risco de se perderem recebem os pequenos adesivos e os colam nas unhas dos dedos da mão que carregam o endereço, número de telefone de algum parente e número de identificação único.

5 – O uso de robôs para ajudar nas mais diversas tarefas

sem-titulo-1_

Os robôs são ferramentas de auxílio em diversas tarefas que estão cada dia mais presentes no cotidiano dos japoneses. Desempenhar tarefas pesadas, como transportar bagagens, limpar lugares e até ajudar no cuidado dos idosos são um dos principais investimentos em que eles são usados.

6 – Investem em técnicas de redução de erros no trabalho

japan-1

Os japoneses também investem bastante em técnicas de redução de erros no trabalho. Um exemplo desse trabalho é que eles realizam na movimentada estação de metrô de Tóquio.

Os funcionários falam sozinhos, gesticulam e apontam para cima, para baixo e para os lados o tempo todo. O intuito é ajudar a melhorar o desempenho de funções que exigem atenção, com profissões que lidam com máquinas e equipamentos.

7 – Recolhem o lixo em qualquer lugar

torcida_japao_lixo4_chandyteixeira_95

A preocupação com o lixo faz parte da consciência de todos os japoneses. Onde quer que eles vão, recolhem o lixo que produzem para manter o local que usam limpo e bem conservado.

Um exemplo foi em um jogo que aconteceu na Arena Pernambuco, na derrota da seleção para a Costa do Marfim em que os torcedores japoneses recolheram o lixo produzido munidos de sacos de lixo, dando uma lição de civilidade e educação incríveis ao final da partida.

Ficou com vontade de morar no Japão? O que você achou destes exemplos dos japoneses? Mande seu comentário para gente.

 

Este é um site de noticias, curiosidades e tratamentos, ele não substitui um especialista. Consulte sempre seu médico.

Falando sobre isso

Leave a Reply