7 sinais de que você pode ter atrofia vaginal e o que você precisa saber sobre isso

Assim como sua pele, seus seios e outras partes do seu corpo, sua vagina muda com o passar dos anos. Por isso, é importante sempre estar atenta a ela e as sensações que ela te dá. No caso da atrofia vaginal, existem 7 sintomas principais que podem ser facilmente confundidos com outros problemas. Veja a seguir quais são e identifique o problema logo no começo.

Atrofia vaginal: o que é

A atrofia vaginal, também chamada de vaginite atrófica, ocorre toda vez que acontece uma queda dos níveis de estrogênio, hormônio sexual relacionado ao amadurecimento de características do corpo feminino, como crescimento dos seios e maturação da genitália, e intimamente ligado à menstruação e à preparação do útero para a gestação.

O mais comum é que essa diminuição hormonal ocorra na menopausa ou durante a amamentação, mas também pode ter outras causas, como distúrbios alimentares e tratamentos para câncer.

Tratamento

Caso você se identifique com os sintomas descritos abaixo, é importante consultor um médico. Mesmo que sua queda de estrogênio seja causada pela menopausa e você não tenha intenção de fazer reposição hormonal, existem meios de contornar alguns dos efeitos desagradáveis da atrofia vaginal, como, por exemplo, o uso de lubrificantes à base de água e pomadas de estrogênio para região íntima.

Sinais de que você pode ter atrofia vagina

Coceira: a falta de secreção pode causar irritação e consequente coceira. O quadro pode se agravar caso ocorram infecções.

Incontinência urinária e ardência ao urinar: na menopausa, a vaginite atrófica pode ser acompanhada pela atrofia do sistema urinário, causando sintomas como esses.
Mais infecções e corrimento: a atrofia causa alteração do pH vaginal, o que deixa a região mais propensa à proliferação de micro-organismos.
Dor e sangramento durante o sexo: além de menos lubrificado, o tecido vaginal tende a ficar mais fino, menos elástico e, portanto, mais frágil. Por isso, o atrito que ocorre durante o sexo pode acabar machucando a mulher.
Secura vaginal: uma das consequências da atrofia vaginal é a diminuição das secreções normais da região íntima.
Vimos em Bolsa de Mulher

Falando sobre isso

Leave a Reply