7 usos surpreendentes do mel de abelhas

Além de ser um adoçante natural, o mel tem diversas aplicações internas e externas, e por isso pode nos ajudar a aliviar diferentes problemas sem a necessidade de recorrer a produtos químicos.

O mel de abelha é um alimento medicinal que a natureza nos oferece para uma infinidade de usos: tratar feridas, facilitar a cicatrização, hidratar a pele, lavar o cabelo, preparar xaropes, regular o intestino, etc.

Descubra neste artigo quais são seus usos mais surpreendentes e efetivos e não deixe de experimentá-lo com estas finalidades.

Escolha bem o mel

como escolher o mel

Nem todo mel é igual. Hoje em dia podemos encontrar muitas variedades e diferentes qualidades em qualquer supermercado, alguns a preços muito baixos.

Porém, para que conserve todas as suas propriedades medicinais, devemos escolher um mel cru, que não tenha sido submetido a altas temperaturas, o que pode ser confirmado observando se o mel está solidificado ou cristalizado.

Em casa nós mesmos podemos colocá-lo em banho-maria para que fique líquido.

Também deve ser um produto da máxima qualidade possível, natural ou ecológico, para nos assegurarmos de que não adicionaram substâncias químicas para conservá-lo.

Não deixe de ler: Benefícios de tomar todos os dias uma colher de canela e mel

1. Curar e cicatrizar feridas

Você se machucou ou se queimou e quer curar a ferida de forma natural e efetiva?

Se aplicar um pouco, se beneficiará de sua incrível capacidade para eliminar bactérias e micróbios, suas propriedades anti-inflamatórias e suas virtudes para estimular o sistema imunológico.

Além disso, combate a irritação, alivia a dor e favorece a cicatrização.

Basta deixar que o mel seque sobre a ferida e ir repetindo a aplicação até que melhore.

2. Máscara para a pele

Máscara para a pele feita com mel

É um ingrediente natural excelente para manter a hidratação natural da pele.

Diferente dos óleos, evita que a pele fique ressecada sem dar a ela uma textura gordurosa, o que o transforma em um componente perfeito para uma máscara adequada para todo o tipo de pele: secas, mistas e oleosas.

As peles com acne também podem se beneficiar do mel, já que ele tem propriedades antibacterianas.

Basta aplicar uma camada de mel por todo o rosto e deixar agir durante meia hora. A seguir, lave com água morna.

3. Xampu natural

Quem procura por xampus totalmente naturais para lavar e cuidar do cabelo pode experimentar uma colher de sopa de mel diluído em 200 ml de água. Este xampu 100% natural nos ajuda a regular o sebo do couro cabeludo, combater a caspa, manter a hidratação do cabelo, dar brilho e suavidade.

Se quisermos usar nosso xampu habitual, podemos usar o mel como condicionador ou máscara.

4. Base para xaropes

O mel é o melhor remédio natural para a tosse, por isso é um ingrediente muito efetivo e saudável em qualquer xarope caseiro que quisermos preparar, muito mais saudável do que o açúcar.

Podemos adicionar a esse xarope cascas de limão e laranja, gengibre, canela, tomilho, etc.

5. Regulador intestinal

É um remédio muito eficaz para o intestino, já que atua como laxante suave para favorecer a evacuação ao mesmo tempo em que nos ajuda a combater os parasitas intestinais.

Para potencializar suas virtudes devemos tomar todas as manhãs, em jejum, um copo de água quente com uma colher de sopa de mel e uma colher de sopa de vinagre de maçã sem pasteurizar.

6. Uma boa digestão

Mel ajuda na digestão

7. Para dormir melhor

Problemas de nervosismo ou insônia? Além de ser rico em vitaminas, minerais e ácidos graxos essenciais, contém açúcares que aumentam os níveis de insulina de forma natural e produzem serotonina.

Este hormônio está relacionado ao nosso humor e nos causa uma sensação de relaxamento.

Podemos tomar, todas as noites, uma infusão relaxante ou um copo de leite de aveia com uma colher de chá de mel.

Vimos em melhorcomsaude

Falando sobre isso

Leave a Reply