8 sinais que indicam que você precisa usar óculos

Segundo os dados do IBGE de 2010, 45,6 milhões de brasileiros declararam ter alguma deficiência. O número representa 23,9% da população do país. Nesses dados, a deficiência visual foi a que mais apareceu entre as respostas dos entrevistados e chegou a 35,7 milhões de pessoas. Ainda segundo o estudo, 18,8% dos entrevistados afirmaram ter dificuldades para enxergar mesmo usando óculos ou lentes de contato.

Realmente o número de pessoas que tem deficiência visual no Brasil é gigante, e muitas pessoas ainda provavelmente tem problemas para enxergar e nem sabem. Mas e você, será que você precisa usar óculos? Nós criamos essa matéria com 8 sinais que indicam que você precisa usar óculos, confira:

1 – Dores de cabeça

1

Ter uma dorzinha de cabeça uma vez ou outra tudo bem, é normal, mas se você tem aquela dorzinha de cabeça chata há um bom tempo, talvez você precise usar óculos. Bom, é claro que várias outras coisas podem causar dor de cabeça, mas se você sente a dor focada na testa, provavelmente você só precise usar óculos.

2 – Franzir a testa e afastas os objetos para ver de longe

2

Diferente da miopia, afastar as coisas ou franzir a testa para conseguir enxergar pode indicar a famosa hipermetropia, que é a dificuldade de enxergar de perto. É preciso ficar atento com todas os sintomas da sua visão.

3 – “Apertar” os olhos para ler

1

As vezes forçar os olhos para enxergar pode ser um ato inconsciente para que melhorar o foco ou usar o “olho bom” para ver. Se você faz isso para ver placas de trânsito ou legendas de filmes, esse pode ser um grande sinal de que você precisa usar óculos. Esse sintoma é bem clássico e é muito observado nas crianças que estão com dificuldades para enxergar.

4 – Vista embaçada

2

Se você  não está enxergando bem de perto e muito menos de longe, esse pode ser um grande sinal do astigmatismo. Essa condição ocorre por um pequeno defeito no formato da córnea e faz com que você não consiga criar uma imagem nítida.

5 – Sensibilidade a luz

3

A fotofobia faz com que você se sinta mal toda vez que estiver em um ambiente claro, e por isso você pegou o costume de sempre usar óculos escuros ou olhar para baixo. Bom, ser sensível a luz pode ser apenas uma simples enxaqueca, mas também pode sser um sintoma de diversos problemas oftalmológicos.

6 – Dificuldade na leitura

4

Quando uma pessoa não consegue ler uma sentença sem se perder nas palavras ou pular linhas, pode indicar astigmatismo ou estrabismo. Essa observação é feita principalmente em crianças que estão começando a ler, e se esse sintoma for reparado, é preciso procurar um especialista rapidamente.

7 – Sentar perto demais da televisão

5

Mesmo que as televisões tenham aumentado muito nos últimos tempos, algumas pessoas tem dificuldades em enxergar e insistem em sentar bem próximas a TV. O mesmo problema pode ser considerado em games de bolso ou livros, esse pode ser um sinal claro que de miopia.

8 – Dificuldade em enxergar no escuro ou à noite

70068-104812-capinha-para-celular

Se a sua visão piora durante à noite e você não consegue mais ver a árvore do seu jardim, por exemplo, é um sinal de que você precisa usar óculos. O melhor é procurar imediatamente o seu oftalmologista, pois esse pode ser um sintoma da catarata ou outros problemas.

Falando sobre isso

Leave a Reply