8 sintomas ocultos da gravidez que quase ninguém relaciona com a gestação

Você provavelmente conhece os sintomas clássicos da gravidez: atraso na menstruação, enjoos (especialmente pela manhã), desejos ou aversões alimentares repentinos, etc. No entanto, o ginecologista e obstetra Domingos Mantelli afirma que existem oito mudanças no corpo que ocorrem logo no início da gestação e não são comumente associadas à condição.

O especialista os denomina “sintomas ocultos da gravidez” e afirma que, se combinados, confirmam a presença do feto. São eles:

THINKSTOCK

1 / 8
Sangramento vaginal. É geralmente um motivo de alívio para quem desconfia de uma gravidez indesejada, mas, segundo explica o médico, até o começo da segunda semana após a relação desprotegida, pode haver sangramento vaginal mínimo, que dura um dia.
THINKSTOCK

2 / 8
Dor e sensibilidade nas mamas. Elas aumentam e ficam mais doloridas devido à maior irrigação de sangue na região. Os mamilos tendem a escurecer.
THINKSTOCK

3 / 8
Sangramento na gengiva. Dr. Domingos revela que os hormônios da gravidez podem fazer com que a gengiva inflame e inche. O sangramento ocorre principalmente ao escovar os dentes e passar fio dental.
THINKSTOCK

4 / 8
Insônia. De acordo com o especialista, a partir do terceiro trimestre da gestação, é comum que as mulheres tenham dificuldade para dormir, especialmente as que são ansiosas e estressadas.
THINKSTOCK

5 / 8
Muita vontade de urinar. Este sintoma é muito frequente no primeiro trimestre de gravidez e ocorre devido às mudanças hormonais no corpo da mulher.
THINKSTOCK

6 / 8
Vontade de chorar. Extremamente comuns, as mudanças de humor que ocorrem na gravidez são muito parecidas às vivenciadas por cerca de 90% das mulheres na TPM. Por isso, o sintoma – causado por variações nos níveis de estrogênio e progesterona – é facilmente tomado como pré-menstrual.
THINKSTOCK

7 / 8
Intestino preso. O aumento dos níveis de progesterona e a compressão do intestino pelo útero dilatado causam prisão de ventre na maioria das grávidas, diz o médico. Além disso, há aumento da produção de gases, devido ao relaxamento dos músculos, que contribui para o quadro.
THINKSTOCK

8 / 8
Alterações visuais. É comum grávidas ficarem com os olhos secos e pálpebras inchadas, bem como desenvolverem maior sensibilidade à luz, aumento do grau e dificuldade para usar lentes de contato. Segundo Dr. Domingos, os sintomas geralmente desaparecem ao final da gestação.
Vimos em: BolsadeMulher

Falando sobre isso

2 comments

  1. Ola… gostaria que mim respondessem por favor,…. minha mestruação EU acredito que tenha cedo uma mestruação, rs, enfim, veio após 3 dias Em atraso, estava mim sentindo mal, enjos, tonturas, etc…..não sentir sintomas algum pra mestruação descer, logo após os 3 dias Em atraso, no quarto dia a noite veio um sagramento parecendo bora de café, muito escuro, depois sentir fortes dores a cima da virilia passando pras costas, e ai entao veio o sangue Com pedaços como.coaculos e como se fosse pedassos de pele, passei 4 dias apenas, no 5 dia veio novamente a borra, 6 dia n veio, e hj 4 dias após ter ficado Boa da menstruacao, estou sentindo cólicá e dor do lado directo .das costas, estou enjoada ,tonta, enjuei perfumes, comidas, lasanha que EU amava não quero nem ver, nem pensa que ja da .vontade de provocar…. o que pode ser isso????…. obs: tomo antcocpcional injetavel, mais tomei 12 dias após o dia que era pra tomar,e antes de tomar tive relação Com o meu noivo, sem camisinha…. mim respondam, e mim ajudEm por favor….procuro um médico?????

  2. Mesmo sem sua menstruação tar atrasada?

Leave a Reply