8 tipos de dor no peito que não devem ser ignoradas

Todas as mulheres sabem o que é sentir dores no peito, que podem ocorrer durante a puberdade, menstruação ou menopausa. No entanto, por mais que sejam passageiras, essas dores no peito podem ser um sintoma de uma doença grave. Se você já teve alguns dos sintomas abaixo, certifique-se de consultar o seu médico!

1. Obstrução dos dutos lactíferos

Às vezes, durante a amamentação, o leite pode empedrar ou pode haver uma obstrução dos dutos lactíferos. No entanto, a obstrução dos dutos lactíferos pode acontecer com qualquer mulher e em qualquer momento, amamentando ou não. Portanto, se você encontrar uma área dura, inchada e dolorida ao toque em seu peito, isso pode ser um sinal de obstrução dos dutos lactíferos. Se este for o caso, entre em contato com um médico imediatamente e esse problema poderá ser tratado rapidamente com antibióticos.

2. Hormônios

Muitas mulheres estão familiarizadas com esta dor antes da menstruação: os seios incham e ficam doloridos ao toque. Se tais sintomas não estão associados com a menstruação, início da pré-menopausa ou uso de contraceptivos hormonais, você deve consultar um médico para verificar seus níveis hormonais.

3. Infecção

Mastite ou inflamação do tecido mamário devido a infecção bacteriana pode ocorrer em mulheres de qualquer idade. Apesar de ocorrerem mais frequentemente em mulheres que estão amamentando, esses problemas também podem acontecer devido a um trauma ou bloqueio do folículo capilar. Normalmente, esta condição é acompanhada por inchaço e vermelhidão, além de sensibilidade ao toque no peito. Caso você tenha algum desses sintomas, consulte um médico.

4. Gravidez

A dor torácica nem sempre significa má notícia. Às vezes é apenas um sinal de que você logo se tornará mãe! Dor no peito é um dos primeiros sinais de gravidez que pode aparecer logo na primeira semana. Também pode ser acompanhada pelo escurecimento das aréolas e uma sensação de fadiga.

5. Cisto

Se você encontrou um pequeno nodulo ou uma área endurecida, não entre em pânico, isso pode ser apenas um cisto. Estas pequenas cavidades, cheias de líquido, geralmente não representam perigo à saúde, mas o aconselhável é consultar um médico para excluir a possibilidade de infecção ou tumores.

6. Consumo de cafeína

Algumas pessoas não podem viver sem café. Mas cientistas comprovaram que a cafeína pode causar inflamação e aumento da sensibilidade da mama. Tente eliminar o café da sua rotina, pelo menos durante o ciclo menstrual. O ideal é substituir o café por um chá de ervas.

7. Usar sutiã apertado

A relação das mulheres com este item de vestuário pode ser muito frustrante, especialmente se o sutiã provoca desconforto. Nunca use roupas íntimas apertadas e sempre experimente antes de comprá-las. Se você não está pronta para dizer adeus ao sutiã de uma vez por todas, tente outros modelos, como, por exemplo, um sutiã esportivo.

8. Pode ser algo sério

Na maioria das vezes, dor no peito não é sintoma de um problema sério. O câncer de mama, por exemplo, quase sempre ocorre sem problemas. Mas em raros casos, a dor no peito e o aumento dos gânglios linfáticos podem ser sintomas de linfoma.

Lembre-se que as alterações em seus seios que não estejam associadas  ao ciclo menstrual ou gravidez, dores e áreas endurecidas devem ser investigadas. Não deixe de se consultar com um médico em caso de dúvidas.

Vimos em perfeito.guru

Falando sobre isso

Leave a Reply