9 coisas que tornam as unhas quebradiças

Nos últimos anos, as unhas se tornaram um componente muito importante da beleza feminina, sobretudo porque são consideradas uma carta de apresentação diante dos outros.

A moda e as tendências têm dado a elas um protagonismo muito especial e, de fato, hoje são fundamentais para quase qualquer estilo.

Uma grande parte de sua estrutura é composta por um tipo de proteína chamada queratina, que, juntamente com as vitaminas e os minerais, é essencial para conservá-las fortes e saudáveis e prevenir as unhas quebradiças.

Ainda que muitos produtos sejam projetados para mantê-las em perfeitas condições, às vezes há fatores que as enfraquecem.

O problema é que muitas pessoas não são conscientes disso e, sem saber, acabam deteriorando estas estruturas e ficando com unhas quebradiças.

Por isso, hoje queremos dedicar este espaço a essas 9 coisas que fazem com que suas unhas fiquem fracas.

Descubra-as!

Hábitos que podem causar unhas quebradiças

1. Roer as unhas

comer as unhas

O hábito de roer as unhas, conhecido em termos médicos como onicofagia, é muito comum tanto entre crianças quanto entre adultos.

Ainda que pareça apenas uma forma de liberar a ansiedade e o estresse, com o passar do tempo pode deformar as unhas e provocar infecções.

Além disso, considerando que a unha é maltratada de forma contínua, sua estrutura enfraquece e ela fica mais quebradiça.

2. Descuido com o esmalte

Os esmaltes para as unhas nos permitem usar diferentes estilos, desenhos e cores. No entanto, há quem tenha o mau costume de descascá-lo após alguns dias.

Esta prática, ainda que pareça inofensiva, é nociva para as unhas, porque afeta a camada superficial que as protege.

O mais adequado é utilizar produtos para a eliminação correta do esmalte, verificando se o mesmo contém produtos químicos adaptados para as unhas.

3. Descuido com as cutículas

cuidados_unhas_cuticulas

As cutículas podem ser a parte de que mais nos esquecemos nas rotinas para o cuidado e embelezamento das unhas.

Algumas pessoas cortam as cutículas com o alicate e muitas outras as arrancam com seus dentes, da mesma maneira que roem suas unhas.

No entanto, o que poucas pessoas imaginam é que se trata de uma parte fundamental para a saúde das unhas, e descuidar delas pode enfraquecê-las progressivamente.

Para evitar esses inconvenientes, devemos utilizar um removedor de cutícula no momento de retirar a pele morta que se acumula ao seu redor.

4. Lixar sua superfície

Lixar a superfície das unhas é um hábito pouco aconselhado, já que, além de enfraquecer sua estrutura, pode levar à proliferação de algumas bactérias e de fungos.

5. Lixar os lados

lixa de unhas

Algumas pessoas, buscando um estilo quadrado para suas unhas, exageram um pouco ou lixar os lados, e acabam desgastando uma parte importante delas.

Ainda que, a princípio, pareça não ter importância, deteriorar essa parte leva a um enfraquecimento da unha, que passa a se quebrar mais rápido.

6. Abusar das unhas em gel

As mulheres que têm dificuldade em controlar sua ansiedade ao roer as unhas podem recorrer às unhas em gel para manter uma manicure perfeita.

O problema é que, ainda que sejam muito bonitas, durante sua eliminação perdemos nutrientes importantes, e a estrutura das unhas fica muito comprometida.

Por isso, é essencial ir até um profissional para retirá-las com os produtos adequados, sem afetar as unhas.

7. Falta de proteção

mulher_limpando_vidro_com_luva_pano

Você sabia que as substâncias químicas dos produtos de limpeza para o lar são super agressivos? Ainda que ignoremos este fato por muito tempo, essas substâncias estão entre as principais causas de unhas quebradiças.

Não utilizar luvas durante as tarefas domésticas e manipular esse tipo de produto afeta diretamente a saúde das unhas.

8. Usá-las como ferramenta

Cuidado! As unhas não são uma ferramenta de trabalho, ainda que possam ser úteis em algumas ocasiões.

Empregá-las para tirar etiquetas, raspar algo ou abrir recipientes pode enfraquecê-las, e até quebrá-las instantaneamente.

Procure empregar outros elementos para realizar essas tarefas e, quando possível, proteja-as para não comprometê-las.

9. Falta de hidratação

hidrate_as_cuticulas

Assim como acontece com qualquer outra parte do corpo, as unhas precisam de hidratação contínua para se manterem fortes, longas e saudáveis.

Além de aumentar o consumo de água, procure adquirir um creme hidratante projetado para as unhas e as cutículas.

Você comete algum desses erros? Se você se identifica, vale a pena começar a tomar medidas para cuidar melhor de suas unhas.

Vimos em melhorcomsaude

Falando sobre isso

Leave a Reply