9 Dicas Especiais para Controle da Oleosidade da Pele

As mulheres que têm pele oleosa entendem como é difícil controlar o excesso do brilho. A lavagem do rosto muitas vezes pelo dia, aplicação de lenços umedecidos e dos itens adstringentes são determinadas maneiras preventivas. Em relação à qual ação funciona de verdade, é importante ter atenção ao tipo de sabonete utilizado, na caracterização da maquiagem e até mesmo no próprio corte de cabelo.

Na seqüência são apresentadas 9 dicas especiais para controle da pele oleosa, para proteção da pele contra o exagero da oleosidade. Assim resultando no afastamento de cravos e espinhas, e a aparência brilhante responsável por derreter a maquiagem é evitada. E também é ensinado como preparar e aplicar uma máscara caseira para pele oleosa.

1 – Momento do Banho

A atenção inicial é sobre a regulagem da temperatura da água no banho. A água bastante quente vai remover a oleosidade natural da própria pele, com incentivo à produção pelo organismo de mais sebo. E desta maneira há oleosidade a sobrar. O ideal é dar preferência para água morna ou fresca. A seleção do sabonete é essencial, sendo indicado usar produtos específicos ao rosto, que não geram agressão à pela desta área. Há marcas que oferecem opções específicas para cada pele.

2 – Maquiagem para Pele Oleosa

A aplicação do pó é rotineira, isso pelas mulheres que se sentem constrangidas com muito brilho, resultado da pele oleosa. Considerando que existe o hábito da limpeza adequada da pele, usando espuma para limpar e loção adstringente, é possível aplicar maquiagem sem temer.

O ideal é procurar produtos que têm desenvolvimento direcionado à pele oleosa, portanto, que não são incentivadores da produção do sebo. A dica é também pedir por opções contendo o denominado efeito mate, que oferecem aparência mais seca.

3 – Uso do Lenço Umedecido

Os lenços umedecidos até oferecem alívio para sensação pegajosa, porém não solucionam a questão da oleosidade. O efeito é restrito para aliviar o incômodo. Pode ocorrer aumento de oleosidade, se o lenço tiver produtos que são responsáveis por desgastar a pele.

Dar preferência para carregar um pouco da loção adstringente e lenços de papel ou placas pequenas de algodão, pois são produtos práticos quando não existe possibilidade da lavagem do rosto, sendo uma das dicas para controle da pele oleosa.

4 – Afastar-se da Poluição

Os agentes poluentes contribuem para inflamação da pele, causando complicações, sendo exemplo a acne. É importante lembrar que o excesso do óleo já caracteriza tal propriedade, assim também a poluição, de modo individual. Com a soma dos dois fatores, ocorre maior inflamação cutânea.

5 – Uso da Franja

A oleosidade dos fios e do couro cabeludo termina por se fixar na testa e rosto. O cabelo também é capaz de abafar a pele, com resultado de dificuldade na respiração. O ideal é evitar cortes que deixam os fios encontrando com o rosto, ou manter os cabelos presos na maioria do tempo.

6 – Proteger-se Contra o Sol

É dever usar o protetor solar sempre, porém é necessário aplicar protetor específico à pele oleosa, contendo FPS 30 no mínimo. De maneira geral, tais produtos surgem em tipo gel, fluido, ou gel-creme, sendo interessante selecionar a consistência predileta, como uma das dicas para controle da pele oleosa.

As fórmulas são elaboradas não apenas para formação da barreira contra raios ultravioletas, porém ainda para tratamento de oleosidade da pele, e o aumento do problema é então evitado. O sol, de modo aparente, pode até tornar melhor a condição da oleosidade da pele, porém não apresenta qualquer efeito diminuidor como muitas imaginam.

7 – Chocolate Pode?

A ciência ainda não possui veredicto em relação a este assunto. Vários estudos afirmam que comer chocolate não tem relação com a oleosidade aumentada, já outros estudos indicam a quantidade da gordura encontrada na composição como um item que desencadeia a complicação. De forma prática, é recomendado ter cautela com o próprio metabolismo e verificar se o consumo do chocolate gera determinada alteração sobre a própria pele, como uma das dicas para controle da pele oleosa.

8 – Inimigo Ar Condicionado

Com a temperatura alta, é difícil eliminar o ar condicionado. A questão é que este aparelho, por ser responsável pelo ambiente ressecado, auxilia em desidratar a pele.

Assim ocorre aumento em produzir óleo, como reação natural do próprio organismo na tentativa de diminuir a perda da água. A recomendação é hidratar-se muito, recorrendo à água e sucos naturais, assim o efeito do ar-condicionado inclina a ser menos prejudicial em relação à aparência.

9 – Antes do Descanso do Sono

Surge a dúvida, sobre deixar a pele respirar ou aplicar itens específicos. Após a remoção da maquiagem e execução da limpeza de pele usando espuma facial e loção adstringente, a indicação é aplicação da loção ou gel que diminua a oleosidade da própria pele. Então na fase da manhã, não deixar de remover o produto, com boa lavagem do rosto. E pelo dia, o ideal é utilizar filtro solar indicado às peles oleosas.

Máscara Caseira para Pele Oleosa

Além das dicas para controle da pele oleosa, para combate à oleosidade da pele é apresentada esta receita de máscara abrasiva capaz de promover esfoliação natural, e combate e prevenção do aparecimento das espinhas e cravos. Será usada 1 colher de sobremesa de argila verde, meia colher de sopa de aveia em flocos finos, e um quarto de xícara de chá do chá de camomila frio. A aveia é rica em aminoácidos e estes acalmarão a pele no processo de limpar, e a irritação é evitada.

A argila verde é dica para peles normais a oleosas, já que possui ação tonificante, adstringente e também estimulante. E é capaz de controlar a oleosidade em excesso com a pele mais equilibrada. A argila verde possui ação secativa, porém ainda é antisséptica e hidratante. Já a camomila se resume à fonte de azuleno e alfa bisabolol, que se caracterizam agentes calmantes e antiinflamatórios.

O preparo é simples, basta misturar bem os ingredientes até ficar com semelhança homogênea. Usando de movimentos circulares e com suavidade, aplicar a máscara abrasiva pela pele inteira. Aguardar a ação durante 5 minutos e enxaguar usando água fria. Depois da aplicação, usar protetor solar e evitar exposição ao sol. A receita caseira pode ser aplicada até 2 vezes semanalmente.

Falando sobre isso

Leave a Reply