9 dicas para nunca mais ter azia depois de comer

Muita gente nem percebe, mas não é apenas o fato de comer demais que pode causar azia ou desconforto gástrico após a refeição. Além de, para algumas pessoas, haver uma sensibilidade maior a alguns alimentos, certas escolhas de alimentação são infalíveis em aumentar as chances de acidez estomacal e refluxo.

1. Maneire no café e refrigerante
A cafeína estimula a acidez e, em excesso, impede a passagem dos alimentos do estômago para o esôfago. O refrigerante é outro que altera a acidez estomacal, o que ainda dificulta a absorção de vitaminas e minerais.

2. Evite fritura, carne vermelha e ovo
Todas essas opções e suas variações de preparo sobrecarregam o estômago por serem ricos em gordura.

3. Consuma tomate com azeite
A acidez de alguns frutos causa dor especialmente em quem tem gastrite ou úlcera. Nesses casos, a saída é optar por frutas alcalinas, como uvas-passas e melão, e consumir tomate sempre com um fio de azeite.

4. Experimente leite vegetal  
A lactose é um grande gatilho para azia. Quem ainda não identificou se tem intolerância, deve começar a substituir o leite de vaca por produtos à base de soja, arroz, quinoa e aveia.

5. Não use pimenta
Por diminuir a pressão do músculo na parte inferior do esôfago, o tempero faz com que o ácido estomacal volte e cause refluxo.

6. Aposte na couve e no extravirgem
O vegetal favorece a desintoxicação do aparelho digestivo e o azeite extravirgem impede a formação de ácido gástrico e, consequentemente, previne azia.

7. Adote o gengibre
Em substituição à cebola como tempero, com chá, no suco, na sopa ou salada. O rizoma ajuda na secreção gástrica, melhorando a queimação e a náusea.

8. Prefira banana e mamão
A primeira contém um amido que melhora o funcionamento do intestino e o segundo agiliza a digestão das proteínas.

9. Beba chá de hortelã, alecrim
Capim-cidreira ou camomila têm ação digestiva quando ingeridos de 30 a 40 minutos após a refeição.

vimos em:bolsademulher

Falando sobre isso

Leave a Reply