9 sintomas que seu corpo dá nos PRIMEIROS meses de gestação

Nos primeiros meses de gravidez, o corpo da mulher passa por uma série de alterações para abrigar o bebê que está crescendo. Os hormônios são responsáveis por boa parte dessas mudanças, que geralmente são bastante incômodas, mas não são os únicos. Confira alguns sinais bastante comuns na gestação.

Sintomas de gravidez

Falta de ar. Está estranhando a falta de fôlego na hora de subir aquela escada que você sempre encarou sem problemas? Não se preocupe. O feto precisa de oxigênio para crescer, deixando outras funções do seu corpo com menor oferta de ar. Esse sintoma continua até o fim da gravidez, quando o bebê já pressiona ou pulmões e diafragma da mamãe.

Seios inchados e doloridos. Esse é um dos primeiros sintomas de gravidez. Os seios ficam mais sensíveis ao toque e visivelmente maiores, enquanto as auréolas tendem a escurecer.

Enjoo. Os enjoos costumam começar a partir da 6ª semana de gestação e muitas mulheres relatam senti-los principalmente de manhã, assim que acordam. O mal estar diminui com a chegada do segundo trimestre.

Dor de cabeça. As alterações hormonais típicas da gravidez também são responsáveis pelo surgimento de dores de cabeça frequentes. Nesse caso, procure seu médico para saber qual é o melhor medicamento, já que nem todos são recomendados para gestantes.

Vontade de fazer xixi. Os hormônios também são os responsáveis por aumentar a sua vontade de fazer xixi nos três primeiros meses. Sim, às vezes é incontrolável. A boa notícia é que ela diminui no segundo trimestre. A ruim é que volta no último, quando o útero já está bastante aumentado e passa a comprimir a bexiga.

Dor nas costas. O incômodo se concentra na região lombar e (mais uma vez!) é culpa dos hormônios, que deixam articulações e ligamentos mais “soltos”. Com o avançar da gravidez, a dor pode ficar mais forte, uma vez que o centro de gravidade do corpo muda em função do crescimento do bebê.

Desejos ou aversões alimentares. Sentir desejo de comer alguma coisa específica, não raro uma comida que você nunca deu muita importância, é tão comum quanto “pegar nojinho” do seu prato preferido.

Intestino preso. Na gravidez todo o sistema digestivo fica mais lento, desde a digestão do alimento de fato até a sua excreção. Por isso, é comum notar um funcionamento irregular do intestino até mesmo em mulheres que sempre foram ao banheiro com regularidade.

Alterações de humor. Você acorda superfeliz, mas basta alguém te contrariar minimamente para o seu dia acabar? Essas mudanças de humor são típicas de todo o período.

 

Vimos em?  BolsadeMulher

Falando sobre isso

Leave a Reply