A melhor (e mais bizarra) forma de acabar com a Sinusite

Aquele momento quando a dor chega querendo explodir nossa cabeça, o rosto fica pesado, o nariz congestionado e o fim do mundo é a única coisa que vem à mente.

Sick_2_SOSSolteiros

 – Tô doente

Esses e outros sintomas da temível sinusite acabam com qualquer um. Mas existe uma técnica curiosa que pode ser a solução desse problema: lavar o nariz.

Esses e outros sintomas da temível sinusite acabam com qualquer um. Mas existe uma técnica curiosa que pode ser a solução desse problema: lavar o nariz.

A limpeza nasal é uma técnica indiana chamada Jala Neti Krya, onde água salinizada faz a limpeza geral do local por meio de um bico de bule chamado “lota”, inserido em uma das narinas.

Nasal_irrigation_SOSSolteiros

A técnica é coisa séria. O professor David Rabago, do Departamento de Medicina da Família da Universidade de Winsconsin, nos EUA, fez alguns estudos entre 1999 e 2008 e confirmou a eficiência desse tipo de lavagem.

É super fácil:

  • Misture 500ml de água morna filtrada com uma colher de chá de sal marinho. Certifique-se de que o sal fique totalmente diluído na água.
  • Coloque o líquido na lota* e fique em cima de algum lugar onde a água possa cair (uma pia, um tanque, etc).
  • Incline seu corpo para frente e pode quebrar o pescocinho pro lado vai, vai, vai, vai vire a cabeça de lado. Introduza a lota pela narina esquerda e deixe a água entrar e escorrer. Repita o procedimento na outra narina.
  • Não se esqueça de respirar pela boca enquanto faz o procedimento! Quando terminar, assoe o nariz para remover qualquer excesso de água.

*Pode encontrar em farmácias com o nome de higienizador nasal ou nepote.

nosepot_transparente_2

A água entra pelas narinas, amolece a melequeira ressecada, o sal vai acabando com as bactérias e outras coisas mal acomodadas no nariz. Tudo isso rola enquanto a água entra por uma narina e sai pela outra. Bizarro, né? Mas o que importa mesmo é QUALIDADE DE VIDA!

Sinusite? Bye Bye!

Vimos em sossolteiros.bol.uol.com.br

Falando sobre isso

Leave a Reply