Açúcar, carne vermelha e graviola: desvende a relação deles com o câncer

O câncer é um processo de crescimento desordenado de células malignas que afeta tecidos e órgãos. Em torno de sua prevenção e tratamento, muito se fala do poder dos alimentos. De acordo com a nutricionista Thaís Cardenas, do Instituo Brasileiro de Controle do Câncer (IBCC), é preciso tomar cuidado com as afirmações que determinados alimentos podem prevenir ou acelerar o desenvolvimento dos tumores. A seguir, confira os maiores mitos e verdades sobre a doença e a alimentação.

Graviola é boa para combater o câncer?

Mito. “Alguns estudos sugerem que a graviola possui substâncias fitoquímicas que destroem as células cancerígenas, mas eles ainda são inconclusivos e feitos com apenas um dos princípios ativos da fruta, chamado de acetogenina”, explica a especialista. Ainda de acordo com Thaís, a quantidade dessas substâncias na fruta in natura é muito pequena perto da sugestão dos estudos.

Quem tem câncer precisa parar de comer açúcar?

Mito. De acordo com a nutricionista, o açúcar é encontrado não apenas na forma refinada, mas também em alimentos fontes de carboidrato, como arroz branco, pães e bolos – e esses alimentos, quando são de qualidade tipo os integrais e incluídos de forma correta, são essenciais para a obtenção de energia e manutenção do peso para resposta positiva ao tratamento.

Carne vermelha é perigosa para o câncer?

Mito e verdade. Isto porque existem três aspectos que devem ser observados. O primeiro deles é a quantidade, que não deve ultrapassar três bifes ou dez colheres de sopa por semana. Já o segundo é o corte, que deve ser magro e livre de gorduras que causam o colesterol ruim – os mais indicados são o patinho, maminha, músculo, e coxão duro ou mole. Por fim, a forma de preparo também deve ser considerada. “Fritura e defumação elevam a quantidade de gordura. As melhores são assadas ou grelhadas, desde que não tenham partes pretinhas, que são estimuladoras de acroleína e, em grande quantidade, podem ter ação cancerígena”, explica.

Vimos em:bolsademulherhttp://www.bolsademulher.com/saude/acucar-carne-vermelha-e-graviola-desvende-a-relacao-deles-com-o-cancer?utm_source=bolsademulher.com&utm_medium=referral&utm_campaign=parsely

Falando sobre isso

Leave a Reply