Além de emagrecer, correr aumenta inteligência: 5 passos para se motivar e iniciar

Sem exigir equipamentos ou movimentos elaborados, a corrida ainda é uma das atividades físicas mais completas para quem deseja garantir saúde física e mental. Além de emagrecer e comprovadamente afastar doenças, correr ainda pode aumentar sua inteligência, segundo um recente estudo publicado no jornal “The New York Times”.

Correr melhora a inteligência

De acordo com pesquisadores, a corrida promove contrações musculares e gera energia, alimentando os músculos de proteínas e outras substâncias que não ficam apenas em pernas e braços e seguem também para a corrente sanguínea e, consequentemente, para o cérebro, contribuindo para sua saúde.

Experimentos com ratos, macacos e, depois, com seres humanos mostraram que em todos os testes, os corredores começaram a apresentar melhores desempenhos em testes de memória e raciocínio, resultado da produção de uma substância chamada catepsina B, que teve sua produção aumentada durante a prática da atividade.Animais que não podiam produzir naturalmente a substância, como os ratos, a receberam de forma indireta e também mostraram melhores resultados em testes do que os que não receberam a catepsina B.

A conclusão das experiências é que nossos cérebros parecem funcionar melhor quando eles estão repletos de catepsina B e o período em que produzimos níveis maiores da substância é justamente quando nos exercitamos.

Dicas para ter mais motivação para correr

Antes de começar a correr, faça uma avaliação médica. Realize um check-up completo com um profissional da saúde para evitar lesões, complicações e tornar a prática do esporte segura.

Aposte em um tênis específico para corrida e use roupas leves e confortáveis que não limitem seus movimentos.

Para ter mais motivação e afastar a preguiça, escolha um local atrativo para treinar, como parques e praças. Incentive uma amiga a te acompanhar ou procure formar grupos de corredores. Se for correr sozinha, prepare uma seleção de músicas estimulantes.

Para criar resistência e evitar lesões, comece fazendo caminhadas, passe aos trotes, que são corridas leves com passadas mais curtas, até finalmente iniciar corridas de curtas distâncias.

Além de manter o corpo hidratado com bastante água, aposte também em bebidas no pré-treino que garantem pique e energia para realizar atividades físicas. As soluções que espantam o cansaço são usadas até pelas famosas, como Fernanda Souza e Bruna Marquezine, que usam uma inusitada mistura que acaba com a preguiça de malhar.

Exercícios para glúteos e abdômen sem academia:

Vimos em bolsademulher

Falando sobre isso

Leave a Reply