Alimentos para Prevenção do Câncer

Uma alimentação saudável é essencial para manter o organismo funcionando em harmonia.

Médicos especialistas afirmam que alimentos como vegetais, frutas, grãos integrais e fibras contêm substâncias que podem nos proteger do câncer. Eles acreditam que as vitaminas, minerais, fitossubstâncias e antioxidantes encontrados nesses alimentos protegem as células das lesões provocadas pelos produtos que causam câncer.

O câncer é uma doença complexa que pode atingir diversos órgãos e sistemas e que tem sua origem em uma disfunção na unidade básica do organismo que é a célula. O crescimento desordenado de um determinado grupo de células é o que caracteriza o câncer.

Alimentos “do Bem”

Abacate, azeite de oliva, linhaça Ômega 3
Alho, cebola Compostos sulfurados
Feijão, soja, grão de bico Isoflavona
Brócolis, couve, agrião, repolho, cenoura Glicosinolatos
Chá verde, chá preto Polifenóis
Atum, salmão, sardinha Ômega 3
Castanha do Pará, amêndoas, nozes Ácido elágico, ômega 3
Vinho tinto Polifenóis
Chocolate amargo Polifenóis
Frutas cítricas Naringenína, vitamina C
Gengibre Gingerol, 6-shogaol

Gengibre contra o Câncer

Foram efetuados estudos de laboratório que confirmam que certas substancias contidas no gengibre têm a capacidade de matar células cancerígenas em tubos de ensaio. O gengibre entra assim na familia dos super alimentos que combatem o câncer. O gingerol (um extrato de gengibre) inibe o crescimento de câncer de pâncreas. O gingerol inibe o crescimento de Helicobacter Pylori, que está associado com dispépsia, úlcera péptica e ao desenvolvimento de câncer gátrico e do colon. Também inibe a adesão, invasão e mobilidade de câncer de mama e favorece a morte de células cancerigenas mamárias. O 6-shogaol (componente do gengibre) induz a morte de células cancerígenas. Saiba mais sobre o gengibre.

Frutas e Legumes

As frutas e legumes contêm, além dos componentes classificados como macronutrientes (proteínas, lipídios e carboidratos) e micronutrientes (vitaminas e minerais), uma terceira classe de nutrientes chamados de fitoquímicos, presentes em abundância nestes alimentos. Esses fitoquímicos são os principais substâncias em frutas e legumes que oferecem proteção contra o câncer. Eles superam, inclusive, os já conhecidos efeitos benéficos das vitaminas e fibras contidas nestes alimentos.

O mais importante como forma de prevenção do câncer é comer alimentos variados e saudáveis. Com uma boa alimentação, é possível melhorar a atividade do sistema imunológico e aumentar a energia do organismo. Além disso, uma dieta adequada evita distúrbios em diversos órgãos e promove a regeneração dos tecidos.

Alimentos ricos em vitamina C ajudam na cicatrização e na regeneração celular — e esta, por sua vez, desempenha um papel importante na prevenção do câncer.

Outras Dicas para Diminuir o Risco de Câncer

  • Insira na sua alimentação diária frutas, verduras e fibras.
  • Mantenha o peso saudável e pratique atividade física.
  • Evite alimentos que contenham muitos conservantes e também os embutidos, além disso, evite gorduras, açúcar e sal em excesso.
  • Prepare e guarde os alimentos de forma adequada.
  • Livre-se do cigarro e bebida alcoólica.

E então? Vamos tentar incuir esses alimentos em nosso dia-a-dia?

 

Este é um site de noticias, curiosidades e tratamentos, ele não substitui um especialista. Consulte sempre seu médico.

Falando sobre isso

Leave a Reply