Aprenda a limpar seus pincéis de maquiagem

Para evitar estragar o make (e danificar a pele), confira as dicas da maquiadora e saiba como e quando lavar os pincéis de maquiagem

Na hora de se maquiar, cada uma costuma seguir seu próprio ritual. Mas o que muitas esquecem, é que, da mesma forma que um pintor precisa de seus pincéis limpos na hora de pintar um novo quadro, toda mulher deve ter seus itens de maquiagem limpos e higienizados antes de aplicá-los na pele. E a questão não é só conseguir um make perfeito, mas também cuidar da saúde da epiderme.
Segundo Carol Monteiro, maquiadora e blogueira, é importante lavar e limpar os pincéis, pois com o tempo acumulam-se ali diversos tipos de produtos. Não limpá-los implica, inclusive, no desenvolvimento de fungos ou bactérias, contaminando e fazendo mal para a pele. “Costumo dizer que não adianta ter as melhores marcas de maquiagem ou produtos de qualidade, se o seu pincel não estiver limpo”, comenta Carol.
Mas qual é a melhor forma de higienizá-los e de quanto em quanto tempo é preciso fazê-lo? “No mercado existem alguns produtinhos em spray que nos ajudam e limpam momentaneamente, mas eu aconselho lavar com água e sabonete líquido neutro ou shampoo de neném”, explica a maquiadora.
Quanto ao período ideal, os pincéis usados para produtos em pó, como blush e iluminador, podem ser lavados de 15 em 15 dias ou uma vez por mês. Já os pincéis usados para aplicar produtos cremosos, como base e corretivo, devem ser lavados toda semana. Lembrando que a regra varia de acordo com a frequência que a pessoa os utiliza.
Além de lavá-los com regularidade, é preciso também ficar atenta ao tipo de pincel. Existe uma pequena diferença entre lavar aqueles de cerdas sintéticas e os de cerdas naturais. Ambos devem ser lavados com sabonete ou xampu neutros, com a diferença de que os de cerdas naturais exigem uma segunda etapa: um pouco de condicionador para selar e não deixar os fios com aspecto “bagunçado”.
Na hora de secar os pincéis, está proibido usar secador de cabelo ou colocá-los no sol. O calor pode queimar, danificar ou ressecar as cerdas. Segundo a maquiadora, é preciso secá-los de forma natural. “A maneira correta depois da lavagem é deixar que eles sequem sobre uma toalha limpa ou papel absorvente de um dia para o outro”, ensina.
Tudo na vida tem um prazo de validade e com os pincéis não seria diferente. Depois de um tempo, apenas lavá-los não é mais suficiente, é preciso comprar pincéis novos. A maquiadora explica que cada produto tem sua qualidade, durabilidade e tempo de vida útil, porém, esse tempo vai depender da frequência em que é usado. “Se você usar e cuidar deles direitinho, consegue perceber pelas cerdas quando deve substituí-lo,” finaliza Carol.

Vimos em http://arevistadamulher.com.br

Falando sobre isso

Leave a Reply