Aprenda receita caseira de antimofo e 4 dicas para livrar suas roupas do problema

As roupas guardadas por muito tempo podem acabar ficando com manchas de bolor ou cheiro de mofo. O problema é comum especialmente com as peças de inverno, que costumam ser menos usadas e, além de danificá-las, é um desencadeador de alergias.

Para que isso não aconteça, o ideal seria tirá-las do armário de tempos em tempos para que pudessem arejar. Como nem sempre é possível fazer isso, alguns truques podem ajudar.

Como evitar mofo nas roupas

Antes de guardar qualquer peça, tenha certeza de que ela está limpa. Mesmo que só tenha usado uma vez, os vestígios de suor ou algum tipo de sujeira podem danificá-las. “O suor contém micro-organismos que proporcionam a proliferação de bactérias e fungos, causadores de mofo e bolor. Se não for usar novamente a peça na mesma semana, é melhor lavar antes de guardar”, diz o diretor da Lavanderia Wash Alaor Chiodin.

Deixar armário aberto para arejar ajuda a evitar o mofo nas roupas

Ele explica que também é importante se certificar de que a peça está completamente seca antes de colocá-la no armário, já que a umidade é um dos fatores prejudiciais.

No dia a dia, o ideal é aproveitar quando o clima estiver mais seco e deixar as portas dos armários abertas para que o ar possa circular entre as roupas. E, antes de usar, verificar o cheiro. “Se a peça já estiver com cheiro de mofo, será preciso lavá-la antes de usar, às vezes, até mais de uma vez, para que o odor seja totalmente removido”, explica.

Outra dica contra mofo é usar desumidificadores dentro dos armários. Eles absorvem a umidade e ajudam a resolver o problema. Há opções disponíveis em mercados, mas também é possível fazer em casa gastando bem menos.

Antimofo caseiro

Ingredientes

  • Cloreto de cálcio, encontrado em lojas de produtos químicos
  • 1 pote de iogurte vazio, limpo e seco
  • Agulha grossa ou prego
  • Um pote maior que o pote de iogurte
  • 1 elástico

Modo de fazer

Faça furinhos em um pote de iogurte vazio, usando uma agulha ou um prego.

Encaixe o potinho em um pote maior.

Coloque 2 colheres de sopa do cloreto de cálcio no pote pequeno.

Cubra com filtro de papel, como os usados para fazer café.

Prenda com um elástico ao redor.

É importante ter alguns cuidados ao fazer, como usar luvas, evitar o contato do produto com pele, nariz e olhos, e manter longe do alcance das crianças.

Depois de pronto, basta espalhar pelo armário e trocar periodicamente. Assista ao vídeo que mostra o passo a passo:

Vimos em bolsademulher

Falando sobre isso

Leave a Reply