AS 1001 UTILIDADES DO VINAGRE BRANCO

Há pouco tempo, em visita a uma comunidade do Orkut, fiquei surpresa com as 1001 utilidades do vinagre branco. Algumas das dicas eu já conhecia e até faço uso delas, outras porem, não fazia a menor idéia que desse certo. Devo confessar que ainda não testei todas as dicas, mas até o momento, todas as que eu usei tiveram resultado bastante satisfatório.

Segue então algumas das utilidades deste maravilhoso líquido:
Produtos de limpeza capaz de substituir: detergentes, amaciantes e limpadores multiuso.
De todos os limpadores naturais, o vinagre branco é o campeão de limpeza – graças a sua acidez, combate de mofo, a gordura e odores fortes. Segundo opinião de especialistas, o vinagre pode chegar a garantir a economia no seu bolso em até 32% se substituirmos os produtos de limpeza habituais pelo uso do vinagre.

  1. Na limpeza do fogão, basta deixar um pouco de vinagre sobre a gordura quinze minutos antes de começar a limpeza. Isto também irá ajudar para afastar um pouco as formigas e moscas de sua cozinha – passe com um pano encharcado de vinagre puro sobre a pia.
  2. 2. Na limpeza de tapetes e carpetes, basta utilizar uma solução de: 2 colheres de sopa de vinagre para cada litro de água.
    3. Outra solução para limpeza é: 6 colheres de sopa de vinagre em 8 litros de água quente para limpar pisos, janelas e espelhos (se o vidro estiver muito sujo, recomenda-se a utilização de água e sabão na remoção da sujeira). O uso do vinagre irá remover toda a gordura que se acumula sobre estas superfícies deixando-as limpas e brilhantes.
    4. Na remoção do mofo dos azulejos, basta aplicar uma boa quantidade de vinagre branco puro e esfregar com uma escova de dente velha. Deixe-o agir por duas horas e só então lave a superfície com água e sabão.
    5. Para retirar cheiro de urina e fezes deixado pelos bichos de estimação, aplique uma solução de 2/3 de água morna e 1/3 de vinagre branco. Depois passe um pouco de vinagre puro sobre o local e deixe secar naturalmente (o cheiro do vinagre sairá totalmente após seco, assim como os odores desagradáveis).
    6. O vinagre auxilia na remoção de resíduo de sabão das roupas lavadas em máquinas, deixando-as mais macias (experimente principalmente nas toalhas de banho) e sem odores, sendo utilizado na hora enxágüe: basta utilizar de 2 a 4 colheres de sopa na máquina de lavar. Os tênis também poderão se enxaguados com esta solução para a eliminação do chulé (pode ser usado também para enxaguar os pés).
    7. O vinagre também é um ótimo fungicida e pode e deve ser utilizada para a eliminação de caspa, seborréia e pode ajudar para retirar e afastar piolhos (passar vinagre puro na cabeça e coloque uma touca, deixe agir por uns 20 minutos e depois lave – isso pode aquece um pouco a cabeça, mas dá resultado. Quem é mais sensível passe vinagre com água. E jamais façam isso no SOL, caso contrário irá queimar e até escamar o couro cabeludo). O vinagre de maçã é o mais utilizado para os cabelos (o branco também pode ser usado), ele irá ajudar a recuperar o brilho natural (usar para enxágue após o shampoo: 1colher de sopa para 1copo grande de água – o cheiro irá sair totalmente após os cabelos secos).
    8. Para remover gordura, sujeiras dos poros e células mortas do rosto, utilize a noite um algodão embebido em vinagre (quem tem a pele sensível, passe vinagre diluído com água fria ou morna -1 colher de sopa para meio copo de água).
    9. Utilize 1 colher de sopa de vinagre puro na máquina de lavar louças como produto para dar brilho; como anti-calcário para lavar a máquina de café; para que as flores durem mais tempo nos vasos (umas gotinhas misturadas à água); nos móveis de madeira, de fórmica, bancadas de alumínio… devolve o brilho natural, bastando apenas umedecer um paninho.
    10. Para irritação e dor de garganta utilize 2 colheres de sopa de vinagre para meio copo de água filtrada e morna, fazer gargarejo 4 vezes ao dia. É excelente, pois age como bactericida e pode ser utilizado para lavar ferimentos (não usar puro, somente diluído em água filtrada morna ou fria).
    11. Ele também ajuda na eliminação de pulgas se utilizado no banho dos nossos gatinhos e cãezinhos. Usar em uma solução bem forte, não puro, como enxágue em todo o corpo do animal – as pulgas ficarão mais lentas, dando-nos a oportunidade de catá-las com facilidade.

Existem outras mil utilidades, O VINAGRE É UM SANTO REMÉDIO E FAZ MILAGRES, e quem souber de outras utilidades para este produto, conte pra gente deixando seu comentário (o uso em saladas não vale – todo mundo já sabe).

Vimos em http://www.decolherpracolher.com.br

Falando sobre isso

Leave a Reply