Atenção, ficar muitas horas no Facebook pode te deixar menos inteligente!

A gente desconfia que passar muitas horas fazendo algo que pode ser considerado fútil ou muito passivo (como simplesmente vasculhar a vida alheia) pode diminuir a nossa capacidade intelectual. Mas agora, especialistas em neurociência confirmaram essa teoria! Um estudo publicado na revista Behavioural Brain Research revelou que pessoas que acessam muito o seu perfil no Facebook, ou que até mesmo são viciadas nisso, tem um nível de matéria cinzenta menor no cérebro.

A experiência durou 5 semanas e avaliou o comportamento de 46 homens e 39 mulheres. Eles tiveram seus celulares monitorados por um aplicativo que contabilizava todas as vezes que  entravam para revisar a sua conta na famosa rede social e quanto tempo eles gastavam nessa tarefa.

Com a ajuda da ressonância magnética, os pesquisadores conseguiram chegar a uma conclusão razoável. “Tivemos oportunidade de demonstrar que na área central, na região do sistema de buscas no cérebro, o núcleo accumbens (parte relacionada à recompensa e prazer) tem um papel importante para entender o uso dos smartphones. Em resumo, quanto menor for o volume de matéria cinzenta nessa área, mais frequente era o tempo do participante no Facebook”, contou o Dr. Christian Montag, principal autor da pesquisa.

A gente já desconfiava, né? Da próxima vez que quiser entrar no seu perfil, deixa pra lá e vá ler um livro!

Vimos em perfeito.guru

Falando sobre isso

Leave a Reply