Atriz conta como é viver com psoríase grave e mostra a realidade da doença em fotos

A atriz e modelo Ciena Rae Nelson decidiu compartilhar com os seus seguidores do Instagram como é a sua vida com a psoríase. Além de mostrar como é seu rosto sem maquiagem, ela falou como é enfrentar as crises de coceira e a sensação de viver com uma doença autoimune. A foto gerou tanta repercussão, que Ciena publicou um vídeo emocionada para agradecer o apoio que vem recebendo das pessoas.

O que é psoríase?

A psoríase é uma doença crônica, sem cura, adquirida por uma pré-disposição genética e que causa coceira e vermelhidão na pele.

Em casos mais graves, pode chegar aos ossos e causar dores e deformações. De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), a doença atinge 3% da população mundial.

Tipos de psoríase

O tipo mais comum de psoríase causa lesões avermelhadas com camadas esbranquiçadas e ressecadas no couro cabeludo, em joelhos e cotovelos.  Outras formas atingem ombros e quadril, unhas das mãos com manchas amareladas, palmas das mãos e solas dos pés com rachaduras e pus espalhados pelo corpo.

Dois tipos mais graves causam lesões corporais e dores nas articulações e este é o caso de Ciena. Conhecida como artrite psoriática, ela atinge 25% das pessoas com psoríase e pode chegar a comprometer os movimentos dos pacientes.

Como conviver com a psoríase?

Em uma das fotos publicadas, ela compara uma foto dela sem maquiagem com uma em que está com a maquiagem que usa para esconder as manchas vermelhas em sua pele.

Na legenda, a atriz conta que aumentou um pouco o contraste e a saturação na foto em que aparece sem maquiagem para que as pessoas conseguissem ver como realmente é a sua pele.

Ciena ainda diz que a maioria das pessoas quando a veem pessoalmente conseguem ver uma ou outra mancha, mas não mais do que isso.

“Artrite psoriásica é uma doença invisível e às vezes a psoríase também é assim (fadiga e coceira crônicas). Nem tudo é tão ruim quanto parece, às vezes as coisas são na verdade muito piores”, desabafa.

Crise de psoríase

Esta não foi a primeira vez que a atriz fala sobre o seu problema. Há dois meses, a modelo publicou uma foto que diz ter tirado há dois anos, pouco antes de ser internada com desidratação e febre por conta da doença.

Psoríase coça

“Condições de pele não são problemas cosméticos. Eles causam dor física e sofrimentos e muitas vezes um sentimento de estar preso em seu próprio corpo, além da ansiedade que muitas pessoas enfrentam por causa dela [a doença]”, comenta.

A atriz ainda diz que a coceira constante não a deixa dormir bem e que a sensação é parecida como se estivesse constantemente picada por mosquitos.

“Às vezes é completamente insuportável e eu tenho que tentar me acalmar, meditar, respirar, até que ela diminui, mas nunca passa totalmente”, fala sobre o transtorno diário causado pela doença.

Vimos em: BolsadeMulher

Falando sobre isso

Leave a Reply