Aveia engorda? Qual quantidade ideal? Tem glúten ou proteína? Dúvidas e benefícios

Apesar de ser um pouco calórica e extremamente rica em carboidratos, comer aveia não engorda tanto assim. Na verdade, para quem faz o consumo correto, o cereal até ajuda a emagrecer. Outro bom motivo para incluir a aveia na dieta é por seu índice glicêmico baixo, o que significa que a fonte de carboidrato é absorvida aos poucos, nivelando a quantidade de açúcar no sangue.

Benefícios da aveia

A aveia é um cereal rico em cálcio, ferro, proteínas, fonte de vitaminas principalmente B, carboidratos e minerais, além de conter significativas quantidades de fibras solúvel e insolúvel.

O valor nutricional da aveia é incontestável por sua fonte de gorduras monoinsaturadas e poli-insaturadas, excelentes para o organismo. Suas versões “in natura”, sejam em flocos, farinha ou farelo, contêm em média 120 calorias por cada 2 colheres de sopa.

Aveia engorda?

Na verdade, você pode emagrecer com dieta da aveia . O principal fator da aveia que ajuda na perda de peso são as altas doses de fibras presentes no cereal que, além de melhorarem o funcionamento do intestino, promovem saciedade.

 

Mesmo sendo fonte de carboidratos e de gordura, a aveia é considerada uma amiga da saúde do organismo. Seus carboidratos são de baixo índice glicêmico, e as gorduras são supersaudáveis e fazem muito bem para o metabolismo.

Aveia tem glúten?

Não, por natureza, a aveia não contém glúten. O glúten é uma proteína encontrada em cereais como trigo, centeio e cevada. A aveia possui outro tipo de proteína, a avenina. No entanto, a aveia é normalmente cultivada no mesmo terreno em sistema de rotação: numa temporada se planta aveia, na outra, trigo. Esse processo pode levar à contaminação da plantação de aveia e do maquinário de colheita pelo glúten. Por esse motivo, a maior parte da aveia comercializadas no Brasil contém traços de glúten e não pode ser certificada como livre de glúten.

vimos em:bolsademulher

Falando sobre isso

Leave a Reply