Batom: Saiba Como Realçar cada Tipo de Boca

A valorização do tipo de boca usando a maquiagem adequada faz toda a diferença para os rostos das mulheres. O VcBela apresenta na seqüência os melhores batons e outras dicas para maquiar-se conforme o tipo de boca da mulher.

A boca possui tantas variações de formato, com possibilidade de ser pequena, média, grande ou até em forma triste. Isto ocorre ainda em relação aos lábios, que podem se resumir grossos, finos, ou apresentar uma diferença de dimensão entre o superior e o inferior; a situação mais comum é observar lábios superiores finos, e lábios inferiores mais carnudos.

A forma da boca e lábios é caracterizada pela genética, porém pode ainda possuir influências dos aspectos externos, sendo o estilo de vida individual, exemplo. O preenchimento labial, de execução pelos dermatologistas ou cirurgiões plásticos, geralmente com a utilização do ácido hialurônico também tem interferência na aparência de lábios, com correção de lábios tão finos, o que pode conferir estilo sério e mesmo envelhecer.

Finura dos Lábios

Para as mulheres que têm lábios finos e estão insatisfeitas, há possibilidade de torná-los maiores usando truque de maquiagem. Para tal, é necessária a paciência e ser delicada para que os limites da boca sejam redesenhados. A recomendação é permanecer longe de um metro do espelho, para que possa enxergar se a dimensão da boca redesenhada está em proporção ao rosto. Aplicar lápis cor de boca para traçado da linha suave na parte externa do contorno real da boca, para que fique um tanto maior.

Não pode haver exagero, mantendo a forma original da boca, contra o aspecto artificial. Então, com outro lápis, de 1 ou 2 tons mais escuros, em relação ao batom a aplicar, e seguir sombreando o contorno feito com auxílio do pincel e aplicar o batom por cima.

Para que os lábios sejam ainda aumentados, optar pelo brilho labial somente na área central da boca, em cima e em baixo, e o contorno deve ficar sem brilho e em tom um pouco mais escuro. Ter atenção para que este contraste não fique tão intenso preservando a maquiagem.

Finalizar com reforço do corretivo ao redor da boca, para auxílio em maior definição dos limites dos lábios. Sobre as cores de batom, são indicados batons vermelhos e tons suaves, que auxiliam a aumentar os lábios, e ainda tons com finalização cintilante. Para a rotina, não dispensar o brilho labial que pode ser alternativa até mesmo só.

Boca Miúda

As indicações de maquiagem para lábios em finura anteriores são semelhantes para quem apresenta bocas miúdas, sendo a diferença significativa é que além do aumento do contorno de lábios, é possível apagar os cantos da boca usando corretivo e redesenhar, com ligeiro aumento da lateral. O segredo da aplicação do brilho labial no centro e lápis um tanto mais escuro em relação ao batom em contornos é interessante nesta situação também, apresentado pelo VcBela para este tipo de boca.

Mais uma dica é o destaque dos olhos usando sombra colorida e lápis destacado, excelente para desvio da atenção da boca miúda. Os tons de rosa, vermelho, brilho labial e nude ficam incríveis neste tipo de boca. Os tons apresentando finalização cintilante são recomendados.

Lábio de Cima Mais Fino

Quando o lábio de cima é mais fino em comparação com o inferior, a dica é redesenhar o contorno usando lápis de boca, somente no lábio superior, com aumento um pouco da dimensão deste, porém não interferindo na forma real da própria boca e aplicar o batom.

Para o lábio inferior, aplicar o idêntico batom, porém exatamente na linha, sem aumento embaixo. O objetivo é equilíbrio da dimensão dos lábios e mais harmonia nas feições. Isto também funciona se a condição for inversa. Se o lábio inferior apresentar mais finura, é interessante utilização desta técnica engrossando o lábio abaixo.

Em relação às cores, a boca de lábio superior mais fino fica bem com qualquer tom de batom e finalização, mas o lápis de boca deve equilibrar as duas partes. O tom de vermelho aberto e alaranjado tende a deixar os lábios maiores.

Boca Maior

Para mulheres de boca grande, quando há vontade de disfarçar, a indicação de maquiagem é aplicar batons opacos e cor de boca. O tom nude neutraliza a boca maior. Evitar brilhos labiais e tipos cintilantes, já que deixam a área maior e destacam também.

As mulheres que desejarem aplicar truque para reduzir a boca, passar corretivo pelos cantos e/ou lábios e usar lápis de boca reduzindo um tanto do contorno, e a boca é redesenhada com o formato mantido. Sobre as cores, optar por batons escuros, sendo exemplo, vermelhos fechados e vinhos, as nuances de rosa com suavidade, tons de boca e nudes.

Lábios Grossos

Quando a intenção é disfarce da dimensão dos lábios, há possibilidade de redesenhar a dimensão de lábios, inicialmente, com o contorno real dos lábios apagado usando corretivo. Então, aplicar lápis cor de boca reduzindo os limites de lábios, e na seqüência, o lápis da coloração do batom, e então o próprio batom.

Para finalizar, aplicar corretivo em volta da boca para que os limites fiquem ainda mais definidos. Os tons fechados, escuros e opacos, mattes, reduzem os lábios, e são indicados. Os batons nudes e suaves também disfarçam a dimensão.

Tipo de Boca Triste

Algumas mulheres apresentam o sorriso caído, então a recomendação de maquiagem é que o traço natural da própria boca seja apagado dispondo do corretivo. Porém, agora, apenas no ponto que inicia e no ponto que finaliza o sorriso, ou seja, as pontas caídas.

O próximo passo é aplicar o lápis cor de boca, e a área vai ser arredondada e levantada, usando lápis da cor do batom pelo canto, com atenção, olhando no espelho para simetria dos dois lados. Para finalizar, aplicar o batom de preferência.

Para escolher as cores de batom para este tipo de boca, optar por tons fechados e escuros, nudes ou pinks e clarinhos. Mais opções são batons com brilho, se os lábios forem miúdos também, apresentadas como dica pelo VcBela para maquiagem perfeita da boca.

Falando sobre isso

Leave a Reply