Beleza self-service: conheça os alimentos que melhoram pele, dentes, unhas e cabelos

Entregamos tudo o que você precisa colocar no prato para ter uma pele incrível, se livrar da acne, garantir dentes branquinhos, unhas e cabelo poderosos. Bom apetite!

Beleza self-service: conheça os alimentos que melhoram pele, dentes, unhas e cabelosApelar para as pílulas de suplementos vitamínicos pode ser uma boa se sua alimentação anda carente de nutrientes
Sabe o ditado “Você é o que você come”? Vai fazer muito mais sentido depois que você ler essa matéria. Alguns alimentos são responsáveis por garantir uma cútis perfeita, o fim de cravos e espinhas, dentes mais brancos e cabelos incríveis. Descubra quais são eles…

Você quer – Pele luminosa

Vento frio, tempo seco, ar condicionado e água quente do chuveiro podem deixar seu rosto opaco e sem vida. Além de beber muita água (pele desidratada ganha rugas mais aparentes), comendo os alimentos certos dá para reverter a situação em três semanas.

· Coma mais: Ômega 3

Gorduras boas têm o poder de deixar a pele hidratada, firme. Quando não consumimos a quantidade ideal delas, o rosto fica seco e sensível – e não há make iluminador que dê jeito!

Cota diária de beleza – 1 col. (sopa) de nozes ou castanhas picadas ou de linhaça, salpicada na salada verde, ou 1 filé de salmão ou cavala.

· E mais: Vitamina B3

Esse nutriente funciona quase como um blush natural – por ter ação vasodilatadora. E também é importante na hora de dar uma força para a renovação das células. Não deixe faltar no prato.

Cota diária de beleza – 1 col. (sopa) de cereais integrais ou castanhas (valem a de caju e a castanha-do-pará); 1 porção de cenoura ou de brócolis.

Beleza self-service: conheça os alimentos que melhoram pele, dentes, unhas e cabelosTomates são ricos em vitamina A, que controla a oleosidade da pele

Você quer – Pele livre de acne

Diário de uma espinha anunciada: células mortas + oleosidade em excesso entopem os poros, a região inflama e… surge o ponto vermelho detona-visual. O prato com ação secativa tem alimentos antioxidantes e anti-inflamatórios, e o resultado você vê entre seis e oito semanas. “Nesse caso, o açúcar é seu maior inimigo”, afirma a nutróloga Marcella Garcez, de Curitiba. Em excesso, o pó doce e branco provoca liberação exagerada de insulina, o que aumenta a inflamação no corpo inteiro.

· Coma mais: Vitamina A

Alimentos com carotenoides ajudam na produção de vitamina A. E ela tem papel ativo no controle da oleosidade. Bônus: proteção contra o envelhecimento precoce e manchas, e bronzeado ativado até em dias de sol fraco.

Cota diária de beleza – 1 xíc. de vegetais verde-escuros, tomate ou cenoura.

· E mais: Zinco

Além de ter ação anti-inflamatória, esse mineral pró-beleza ainda controla a oleosidade. Quer mais? Ele também combate os radicais livres, deixando seu rostinho sempre com ar de 20 anos.

Cota diária de beleza – 1 filé de carne magra ou 2 col. (sopa) de aveia, chia e semente de abóbora.

Ocálcio dos laticínios mantém suas mordidas fortes
Foto: Graeme Montgomery

Você quer – Pele lisinha e sem linhas de expressão

Sol e poluição são os grandes causadores de rugas de expressão e primeiras linhas finas. A dupla produz radicais livres, que atacam as células de colágeno, derrubando a pele. O pesadelo vai passar bem longe de você, desde que consuma as vitaminas certas – capazes de fazer efeito em cerca de um mês.

· Coma mais: Vitamina C

Não é à toa que cosméticos anti-idade à base desse nutriente pipocam nas prateleiras. Mulheres espertas, que consomem alimentos ricos em vitamina C, podem rir sem medo: segundo um estudo feito por cientistas britânicos, elas têm menos linhas de expressão! O nutriente é ingrediente indispensável para a síntese de colágeno, importante para manter tudo em cima. “Além disso, alimentos como limão e laranja possuem ação antioxidante, garantindo rosto sempre jovem”, diz a nutricionista Camila Villela, de Campinas (SP).

Cota diária de beleza – ½ xíc. de morango, acerola, caju, tangerina.

· E mais: Vitamina E

Com ação hidratante, antioxidante e fotoprotetora, ela combate a perda de colágeno e mantém as rugas bem longe do seu rosto ao criar uma barreira contra os radicais livres.

Cota diária de beleza – 1 punhado de mirtilo, 1 kiwi, 1 porção de espinafre, tomate, 3 nozes ou 1 ovo cozido (ou mexido), pela manhã.

Garras fortes

O que cabelo e unhas têm em comum? Além de serem armas de sedução, são sustentados pela queratina. Quando fracos, eles podem denunciar carência nutricional. “Nesse caso, consuma itens ricos em vitamina A, zinco e ferro”, diz a nutróloga Sandra Fernandes, de Vitória. Trate de comer amendoim, amêndoas e ovos.

Se as suas unhas estiverem…

…Quebradiças

Sinal de desidratação. Portanto, nada melhor do que água. Sua ingestão mantém as células ativas e transporta os nutrientes para o couro cabeludo. Outro possível motivo: anemia, que nas madeixas pode se manifestar na forma de queda. Alguns alimentos combatentes, ricos em ferro: espinafre, carne vermelha e camarão.

…Com manchas brancas

Sintoma de carência de proteína (o mesmo serve para fios opacos, secos e quebradiços). Consumir itens como peixe, ovo, frango, soja e oleaginosas vai ajudar.

Beleza self-service: conheça os alimentos que melhoram pele, dentes, unhas e cabelosMorango tem ácido málico, clareador dental natural

Sorriso iluminado

Estes alimentos vão deixar seus dentes ainda mais brilhantes

· Morango: A fruta tem ácido málico, clareador dental natural.

Dose ideal – 8 unidades por dia.

· Maçã, cenoura e salsão: Eles aumentam o fluxo de saliva, a melhor defesa natural contra cáries e doenças da gengiva. Mantêm a boca hidratada e eliminam a placa bacteriana.

Dose ideal – 1 maçã grande ou 1 cenoura por dia.

· Queijo parmesão: Um pedaço pequeno (atenção às calorias!) produz saliva. Ela neutraliza o pH da boca, que fica menos ácido e propenso à deterioração dos dentes. Ainda é rico em cálcio, essencial para mordidas fortes.

vimos em;mdemulher

Falando sobre isso

Leave a Reply