Cabelo preto: aprenda como manter os fios brilhantes e hidratados

Quando alguém anuncia seu desejo de colorir os cabelos de preto, é comum ouvir o seguinte alerta de alguém: você vai detonar o seu cabelo. Embora a fama da tinta preta não seja das mais amigáveis, a história de que a coloração preta, por si só, estraga os fios é apenas mito. “Por não conter, ou conter uma concentração bem pequena, o agente que abre as cutículas (normalmente a amônia), a tintura escura agride menos o fio”, conta a Dra. Juliana Spektor, dermatologista especializada em terapia capilar da Clinica Helena Costa, no Rio de Janeiro.

 

Além disso, a dermatologista garante que tons escuros são mais simples de cuidar. “Cabelos escuros, dos castanhos aos pretos, tingidos ou naturais, normalmente são mais fáceis de manter a cor e o brilho que os loiros ou ruivos”, comenta Juliana.

Ao contrário de algumas cores e técnicas de pintura que são lembradas e esquecidas conforme a moda da vez, os cabelos pretos são presença constante no mundo da beleza. Desde o famoso e desejado cabelo de Cleópatra, muitas outras personalidades usaram os fios pretos ao longo das épocas.

A lista de celebridades que já exibiram os cabelos pretos é longa: Angelina Jolie, Jessie J, Audrey Tautou, Olivia Munn, Lana Del Rey, Rihanna. O tom já foi adotado por famosas conhecidas por seu estilo moderninho, como Vanessa Hudgens e Katy Perry; mas, também é a escolha de Dita Von Teese, adepta de um visual mais retrô. No Brasil, atrizes como Thaila Ayala e Isis Valverde já apostaram no look.

Quem pode ter cabelo preto?

Foto: Getty Images

Se as celebridades evidenciam que os cabelos pretos podem combinar muito bem com qualquer estilo e personalidade, as dúvidas acerca de tons de pele e idade são frequentes.

Tratando-se de um tom escuro, o preto tende a criar um visual mais pesado, razão pela qual é indicado principalmente para pessoas mais jovens. Além disso, quem tem olheiras muito acentuadas pode preferir fugir da cor, uma vez que o cabelo escuro pode destacá-las ainda mais.

Quanto ao tom de pele, o preto é democrático: fica bem tanto em peles mais claras quanto em peles mais escuras. “De acordo com o visagismo, peles morenas e negras combinam com o cabelo preto”, conta Daniele Nascimento, técnica da Embelleze. Enquanto morenas e negras sustentam o tom com mais naturalidade, as mais branquinhas criam um visual mais dramático. “Mas lembre-se: a cor ideal é aquela que te faz feliz!”, completa Daniele.

Cuidados com o cabelo preto

Foto: Getty Images

Os cuidados devem começar antes mesmo da aplicação da tintura. Afinal, fios sensibilizados podem não absorver o produto. Na hora de escolher a coloração, prefira aquelas que contam com óleos vegetais na composição, pois estas hidratam mais e ressecam menos os cabelos.

Depois dos cabelos tingidos, o maior desafio é conservá-los hidratados, com a cor viva e sem perder o brilho. Hábitos como a exposição direta ao sol e o uso de secador, chapinha e babyliss sem proteção térmica podem fazer com que a cor desbote e os fios assumam um aspecto opaco e fundo avermelhado. Para evitar esse efeito, o uso de produtos protetores térmicos e protetor solar capilar são essenciais.

Alguns procedimentos também devem começar a fazer parte da rotina para manter os cabelos pretos saudáveis e brilhosos. Juliana Spektor e Daniele Nascimento recomendam a hidratação semanal dos fios. Já a cauterização e o banho de brilho têm uma ação mais profunda e podem ser repetidos mensalmente.

Quanto aos produtos – xampus, condicionadores e finalizadores – dê preferência àqueles próprios para cabelos tingidos, que ajudam a manter a cor e o brilho. Se a aparência da cor não está agradando e ainda não é o momento de retocar a raiz, a melhor opção é usar um tonalizante.

Aprenda a dar banho de brilho em casa

Foto: Getty Images

Incluir o banho de brilho no seu calendário é um aspecto imprescindível para exibir sempre cabelos brilhantes e com a cor viva. Tradicionalmente, o banho de brilho é um procedimento que inclui tintura, por isso deve ser aplicado em datas mais espaçadas.

Entretanto, realizar o processo com frequência no salão pode não ser a opção mais agradável para todos os bolsos. Dar banho de brilho em casa é possível e simples, além disso você pode optar por uma receita que não exige o uso de tinta e ainda tem um bom resultado.

Confira o passo a passo de como dar banho de brilho nos cabelos pretos em casa e sem usar tinturas ou tonalizantes:

Ingredientes:

  • Máscara hidratante preta;
  • Mel;
  • Bepantol líquido.

A quantidade de cada ingrediente depende do comprimento dos seus cabelos.

Aplicação:

  1. Misture bem todos os ingredientes;
  2. Lave os cabelos com xampu e retire o excesso de água;
  3. Com as mãos, aplique a mistura em todo o cabelo;
  4. Coloque uma touca e deixe agir por 40 minutos;
  5. Enxague na água fria;
  6. Finalize lavando os cabelos com condicionador.

A blogueira Fernanda Chaves aposta neste processo para dar banho de brilho nos cabelos. Acompanhe o passo a passo no vídeo.

 

 

Vimos em: Dicademulher

Esse conteúdo é de sua autoria? nos informe.

Falando sobre isso

One comment

Leave a Reply