Casar faz as pessoas engordarem de verdade e cientistas explicam os motivos

Será que o casamento tem mesmo algum impacto sob o peso e uma grande probabilidade de deixar as pessoas obesas? Estudos como os da Universidade de Stanford e o da Universidade de Washington, ambas dos Estados Unidos, conseguiram responder essa pergunta: sim, casar pode fazer mesmo as pessoas engordarem.

O casamento possui efeitos na saúde tantos dos homens quanto das mulheres, ainda que por meio de mecanismos diferentes, dizem as pesquisas que descobriram que o estado civil de uma pessoal tem efeito direto no ganho ou perda de peso das pessoas.

Viver sem um parceiro, ser divorciado ou nunca ter sido casado está associado à perda de peso, assim como ser casado está relacionado com o ganho de peso, dizem os resultados de diversas pesquisas científicas realizadas sobre o tema.

Por que engordamos depois do casamento?

O IMC (Índice de Massa Corporal) foi analisado em diversos casos e costuma ser maior em pessoas casadas do que em pessoas solteiras, por exemplo. E isso pode acontecer, diz a autora do estudo da relação entre o casamento e o peso, Jutta Mata, da Universidade de Basel, da SuÍça, porque uma vez que a pessoa encontra um parceiro e está “fora do mercado”, ela não tem mais incentivo para investir na sua aparência.

E a probabilidade é ainda maior se o casamento é feliz. Segundo notícia do site de saúde Health Day, a pesquisa da Universidade Southern Methodist, dos EUA, a satisfação da relação está ligada ao ganho de peso. Geralmente, costuma-se fazer menos exercícios e não se preocupar tanto com a gordura ingerida.

De acordo com outro estudo, da Universidade de Ohio, as pessoas costumam engordar entre 3 e 9 kg. De acordo com os dados publicados no site de saúde Today Health, a porcentagem de que isso aconteça é de quase 50%.

Apenas em países em que a taxa de divórcio é alta, por exemplo, o IMC dos casados costuma ser menor. Mata explica que uma das hipóteses é que isso aconteça porque as pessoas dessa cultura entendem que existem grandes chances de voltarem a ser solteiras, então procuram manter a aparência boa para retornar ao “mercado do casamento”.

Vimos em vix

Falando sobre isso

Leave a Reply