CAUSAS E REMÉDIOS DA COCEIRA GENERALIZADA

A coceira é uma condição com a qual muitas vezes temos que lidar, mas que tendemos a ignorar na esperança ou na certeza de que desaparecerá em pouco tempo. Na verdade, é bom prestar atenção para as circunstâncias em que acontece, até mesmo para tentar entender as razões pelas quais é determinada se, em alguns casos, pode haver distúrbios psicológicos subjacentes, em outras situações poderia ser responsáveis algumas das doenças mais importantes, que, de consequência, deveriam ser tratadas com toda a atenção do caso. Embora seja inútil ficar excessivamente alarmado, seria bom consultar o seu médico em todos os casos em que a coceira seja muito intensa ou dure mais tempo do que o normal. Quando se fala de coceira grave se trata, em essência, do instinto de se coçar: um instinto que você não pode manter sob controle e que leva a arranhar uma ou mais partes do corpo com alguma frequência.

Às vezes, a causa pode ser uma falta de hidratação da pele e, em tais circunstâncias, não há outra solução senão recorrer a um hidratante eficaz a ser aplicado sobre as áreas mais afetadas. Outra dica é beber muito, de modo que os tecidos e a pele possam ser hidratadas não só de fora, mas também de dentro. Outras vezes, no entanto, a causa é devida – como já mencionado – à fatores psicológicos e, nesse caso, você está na presença de um coceira psicossomática: a culpa, se puder ser definida assim, deve ser atribuída ao estresse e ansiedade e tudo que você precisa para evitar este problema é de uma boa dose de repouso combinado com uma boa dose de sossego .

coceira-generalizada-1

É claro que, em seguida, há também as causas devidas aastoupeira doença e, em particular, de natureza dermatológica: psoríase e dermatite são as mais comuns, mas também poderia ser uma infecção fúngica, uma eczema, urticária ou até mesmo de sarna. Em alguns casos, uma coceira generalizada é um sinal de alarme para doenças metabólicas, como a diabetes mellitus e hipertiroidismo, bem como para doenças que envolvem os rins como ureia.

Até mesmo, as vezes, a anemia, que é um problema de caráter hematológico, pode ser um prenúncio de uma coceira generalizada, mais raramente – mas de forma alguma devem ser excluídas em uma análise – são as doenças oncológicas, quer se trate de uma leucemia ou de um cancêr. Mesmo as mulheres quando grávidas, podem enfim experimentar a sensação de uma coceira mais frequente do que o normal: a causa, como você pode imaginar, são os hormônios. Uma atenção especial deve ser dada às doenças dermatológicas e, especificamente, a psoríase, que nada mais é que uma forma de dermatite crônica que causa uma inflamação grave na pele.

mulher-que-se-coca-coceira

Esta doença, que pode ocorrer em qualquer idade e afeta igualmente homens e mulheres, é mais comum entre meninos com idades entre 15 e 25 anos. Há um doente cada cem pessoas, o que significa que é uma doença bastante comum: o aspecto mais importante, no entanto, é a necessidade de reconhecê-la o mais cedo possível, para poder tratá-la e evitar que afete outras áreas do corpo em adição à aquela original.

Uma causa da coceira e dos outros sintomas da psoríase são os fatores emocionais particularmente estressantes: isso ocorre especialmente em indivíduos que são, por assim dizer, vulneráveis, em que qualquer tipo de evento de tipo psico emocional com uma certa importância é capaz de tornar os sintomas da doença, permanecidos dormentes durante um certo período de tempo, evidentes. Não pode ser subestimada, por outro lado, o trauma de natureza física – como uma temperatura demasiado baixa – ou de natureza mecânica – como a coceira de uma picada de inseto, uma abrasão, uma tatuagem, etc ;

Vimos em astoupeiras

 

Falando sobre isso

Leave a Reply