Cauterização capilar em casa – passo a passo

A cauterização é um tratamento capilar que reconstrói a camada externa do fio. A cauterização é feita com queratina (é o produto que vai fazer a reconstrução do fio), e com a chapinha (vai selar as cutículas do cabelo). É um tratamento indicado para cabelos com química (luzes, tintura, descoloração), cabelos fracos, quebradiços e sem brilho. Mas, também pode ser feito em cabelos saudáveis, desde que respeite um intervalo de tempo maior entre as cauterizações. O efeito de uma cauterização dura cerca de 30 dias, é o tempo indicado para fazer o tratamento novamente. Mas, caso o cabelo esteja muito danificado pode ser feito a cada 15 dias, até o cabelo se recuperar.

Cabelos elásticos devem evitar a cauterização devido ao uso do secador e chapinha que podem danificar ainda mais o fio. Uma cauterização simples no salão custa em média R$80,00. Agora vou te ensinar a fazer uma cauterização de salão em casa. Vem comigo!


Passo a Passo

Separe um shampoo anti resíduos (se o cabelo estiver danificado use qualquer shampoo transparente ou shampoo de bebê), queratina líquida, máscara de hidratação (algumas pessoas pulam essa parte, eu uso), touca de plástico, protetor térmico, secador e chapinha.

1. Lave bem o cabelo com shampoo anti resíduos, ele vai abrir as escamas do cabelo. Depois retire o excesso de água com uma toalha.

2. Aplique a máscara de hidratação nos fios massageando bem e abafe com a touca e deixe agir por cerca de 20 minutos (muitas pessoas não hidratam o cabelo antes de cauterizar, se for seu caso pule para o passo seguinte) e depois enxágue toda a máscara e novamente retire o excesso de água com uma toalha.

3. Pegue mechas e borrife a queratina em todo o cabelo, abafe novamente com a touca e deixe agir por 20 minutos.

4. Com a queratina nos fios (use queratina sem enxágue), aplique um bom protetor térmico e seque todo o cabelo com o secador, separe mechas finas e pranche cerca de 4 vezes cada mecha. Nada de passar chapinha no cabelo molhado, por favor!!

Cauterização feita!!

Dicas Extras:

Ao invés de passar primeiro a queratina no cabelo e depois o protetor térmico, você pode fazer uma misturinha dos dois e aplicar nos fios, espere os 20 minutos de pausa, depois seque e pranche.

Após a cauterização seu cabelo não vai ficar super macio e brilhante, ele vai ficar mais endurecido e áspero. É super normal, afinal você secou o cabelo com muito produto nele, lembra? Após lavar os cabelos, é que você vai sentir a diferença. Muita gente deixa os cabelos sem lavar por 48hs após a cauterização, mas a verdade é que não existe essa necessidade, o fio já foi selado e os ativos já penetraram em sua estrutura. Se preferir, após finalizar os cabelos com a prancha, espere esfriar e já pode lavar.

Na lavagem seguinte a cauterização, use uma máscara de hidratação para deixar os cabelos ainda mais sedosos ao toque.

Gostaram? Deixe um comentário!

Vimos em http://monabeauty.com.br/

Falando sobre isso

Leave a Reply