Chá verde como alternativa para o antisséptico bucal.

Muita gente lava a boca com antisséptico bucal como parte de sua rotina de higiene oral diária. Ele é usado por algumas razões: deixa o seu hálito fresco, tem propriedades antibacterianas e ajuda a combater inflamações, doenças periodontais e cáries. Mas o que poucos sabem, é que existem muitos destes produtos no mercado que nem funcionam. Na verdade, alguns fazem até mal para você.

Um estudo feito pela Universidade de Bremen (Alemanha) descobriu que usar antisséptico bucal regularmente (mais de 3 vezes ao dia), na verdade, aumenta o risco de contrair alguma doença oral e desenvolver um câncer de garganta.

Além disso, a verdade é que muitos antissépticos bucais contêm os seguintes ingredientes, muitos dos quais são conhecidos por seus efeitos negativos no corpo:

Salicilato de metila

Ingerir apenas uma colher de sopa desta substância química pode levar a envenenamento sério. Uma overdose pode causar pressão baixa, vômito, cegueira e muitos outros problemas de saúde.

Álcool

O álcool resseca a sua boca, o que pode causar mau hálito. Um estudo em um jornal médico australiano também fez a ligação entre o álcool e os cânceres de boca, assim como os tumores de garganta.

Clorexidina

Este antisséptico é frequentemente usado na odontologia como meio de contrair os vasos sanguíneos. No entanto, um estudo publicado pelo jornal científico “Free Radical Biology and Medicine” descobriu que o antisséptico com clorexidina pode causar pressão alta e doenças cardíacas sérias, e que estes efeitos colaterais podem ocorrer ao usá-lo apenas duas vezes ao dia.

Metilparabeno

Os parabenos, que também são encontrados em muitos desodorantes e cosméticos, estão ligados ao câncer de mama em vários estudos.

Hexetidina

A longa exposição a este antisséptico encontrado em muitos destes produtos pode causar problemas neurológicos.

Resumindo, não é recomendado usar antisséptico bucal todo dia. Mas existem alternativas naturais que estão livres de todos estes efeitos colaterais e podem manter a sua boca tão limpa quanto.

Pesquisadores documentaram que certos alimentos naturalmente ajudam a higiene bucal. Eles pediram a um grupo experimental de pessoas com doenças periodontais que seguisse uma dieta especial. Os participantes comeram muitas frutas, batatas, produtos integrais, feijões, lentilhas, ervilhas e vários tipos de vegetais de raiz enquanto mantinham normalmente a sua rotina de escovação. O estudo descobriu que a alimentação saudável proporciona uma melhor saúde oral.

Eles também descobriram que lavar a boca com chá verde por 10 minutos pode reduzir o número de bactérias causadoras das placas. O estudo  indicou que o chá verde funciona melhor do que a clorexidina encontrada nos tradicionais enxaguantes bucais.

Lavar a boca com chá verde e ter uma alimentação rica em frutas e vegetais não são apenas meios de evitar estas substâncias químicas encontradas nestes produtos, estes também são hábitos saudáveis que devem ser incorporados em seu dia a dia.

Vimos em naoacredito

Falando sobre isso

Leave a Reply