Coisas que você não deve fazer de jeito nenhum para tratar coceira na vagina

Se qualquer tipo de coceira, da mais banal, causa grande incômodo, o que dizer então de um comichão na região íntima, difícil de ser disfarçado e aliviado? Apesar de bastante comum, a coceira na vagina precisa ser investigada e, se persistir por muito tempo, consultar um ginecologista sobre o problema pode ser necessário.

O que pode causar coceira na vagina

Saiba por que o hábito de segurar o xixi traz riscos para a saúde

Os motivos do incômodo na região íntima podem ser bastante variados. Uma higiene incorreta, por exemplo, pode causar a coceira. Muitas mulheres não aprendem a lavar corretamente a região por não conhecerem bem o próprio corpo e até mesmo por tabu, evitando tocar muito a vagina durante o banho.

Alergias a alguns tecidos de roupas íntimas, sabonetes, preservativos e até mesmo papel higiênico com perfume podem causar coceira na vagina. Além disso, depilar completamente os pelos pubianos pode se outro motivo de coceira na região íntima. Alterações hormonais, hábito de ficar muito tempo com o biquíni molhado e até mesmo doenças, como candidíase, são outras razões que podem afetar a área.

O que evitar para aliviar a coceira na vagina

Se uma higienização malfeita pode causar incômodo, o oposto também pode afetar a região. Por isso, evite fazer ducha interna ou mesmo passar perfumes, cremes e pomadas indicadas por amigas e não por um profissional da saúde.

Fazer banho de assento ou lavagem interna com chás ou outros produtos do tempo da vovó podem afetar a saúde da sua região íntima. Outro erro comum e que piora a condição é usar protetor diário para disfarçar odor ou mesmo apostar em lenços umedecidos. Deixar a vagina abafada pode aumentar a coceira e não alivia o problema.

Se você costuma frequentar praia ou piscina, não passe mais de quatro horas com um mesmo biquíni molhado, que pode provocar e piorar a coceira na vagina. Na hora de se depilar, procure apenas retirar o excesso de pelos com uma tesourinha e não fazer uma depilação completa.

O que fazer contra coceira na vagina

Antes de mais nada, é importante visitar um médico para conhecer a origem do problema e, assim, apostar no tratamento indicado para cada caso, além de possíveis mudanças em hábitos do dia a dia. Enquanto o dia da consulta não chega, você pode apostar em 3 métodos básicos que aliviam o problema:

1. Invista em bebidas com lactobacilos vivos, como o Yakult, que ajuda na regulação da região íntima e pode aliviar a coceira. O iogurte também é uma boa opção de alimento para regular as bactérias naturais do corpo e, consequentemente, aliviar os sintomas.

2. Procure deixar a região íntima arejada, usando calcinhas de algodão e evitando roupas íntimas de tecidos sintéticos.

3. Troque os absorventes higiênicos, tanto o interno quando o tradicional, a cada 4 horas para evitar a proliferação de bactérias e fungos na vagina.

Vimos em bolsademulher

Falando sobre isso

Leave a Reply