Colesterol “bom” x “ruim” Entenda melhor

O colesterol é um tipo de gordura (lipídio) encontrado naturalmente em nosso organismo. Ele participa da formação das membranas celulares, de alguns hormônios, da vitamina D e dos ácidos biliares. Por isso é tão importante! Entretanto, quando em excesso, pode ocasionar o acúmulo de placas de gordura na parede dos vasos sanguíneos e causar as doenças cardiovasculares, como infartos, além de acidente vascular cerebral (AVC), o popular derrame.
“O HDL é conhecido como ‘colesterol bom’, e tem a função de conduzir o LDL, o ‘colesterol ruim’, para fora das artérias, impedindo o seu depósito. Hoje, dispomos de medicamentos bastante eficazes e seguros para a redução do LDL”, afirma a endocrinologista Dra. Christiani Poço. Segundo ela, a medicação é indicada quando as mudanças alimentares e a atividade física regular não forem suficientes para o controle do colesterol.
“A alimentação é a primeira conduta para atingir uma vida saudável. Uma dieta com menos gordura animal (saturada), menos calorias e mais rica em verduras, legumes e frutas pode atenuar o aparecimento de placas de gordura e problemas de coração”, aconselha a doutora.
Alguns toques
Se você está acima do peso, e especialmente com excesso de gordura abdominal, perder quilos pode elevar o nível de HDL e reduzir o LDL. Se você for fumante, abandonar o hábito pode aumentar seu colesterol bom em aproximadamente 15 a 20%.
Será que seu colesterol está alto?
Para saber a resposta, é preciso pedir um exame de sangue para o seu médico, mas alguns hábitos de vida podem dar algumas pistas de como anda a sua saúde.
Você provavelmente está com altos níveis de colesterol se:
– Fuma;
– Está obesa;
– É sedentária;
– Tem parentes de primeiro grau com colesterol elevado;
– Come carne vermelha ou fritura cinco vezes por semana.
Vamos virar o jogo?
– Coma mais verduras, legumes e frutas;
– Mantenha o peso adequado;
– Coma carne branca cinco vezes por semana;
– Pratique atividades físicas regulares;
– Coma frituras, no máximo, uma vez por semana.

Falando sobre isso

Leave a Reply